Wikipedia

Resultados da pesquisa

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Primórdios do Jiu Jitsu baiano. Judocas X Puros de origem

O título desse artigo é bem sugestivo, mas é necessário que seja explicado. Quando colocado Judocas Versus Puros de Origem (designação dada aos praticantes que iniciaram na faixa branca do Jiu Jitsu), não quer dizer que há rivalidade ou antagonismo, mas um fenômeno  que ocorreu com a introdução da Arte Suave na Bahia, principalmente em Salvador.


Na verdade esse é só o chamado para algo que pretendo fazer grande. Não pontuando a chegada tímida da Arte Suave em nosso estado, mas a partir do momento em que isso começou a tomar corpo, na década de 1990,  os professores de Judô que migraram para o Jiu Jitsu e aqueles que pegaram esse legado desde a faixa branca. Quem são então os pioneiros? Ambos? Os mais antigos na outra modalidade? Ou os que começaram do zero, mas iniciaram de fato na Arte Suave?
Gostaria de depoimentos dos Mestres, Professores, estudiosos. Dos que de fato viveram esse momento. E que seja algo sadio, para agregar história, conhecimento. Para agregar fatos ao inicio do Jiu Jitsu em solo baiano.
Acredito que muito em breve teremos um excelente material, seja escrito ou em vídeo.
Oss

2 comentários:

  1. meu pai ANTÔNIO LEITORES LEITE foi instrutor de jiu jitsu e cathas cath na década de 50 ..em 53 dava aulas de jiu jitsu ao batalhão de policia do exercito brasileiro. tenho documento da 6 região militar atestando um curso de um ano de jiu jitsu para tropa ..ele era graduado preta

    ResponderExcluir
  2. CORRIGINDO ANTONIO LETIERES LEITE

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Blog Jiu Jitsu. As migalhas do micro poder e as lutas injustificadas do proletariado.

  Havia um espaço público em que aconteciam aulas de artes marciais no coração da cidade. O professor de Hap Ki Dô, Sr. Takeshi, era conheci...

Postagens mais visualizadas