Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Renan Barão passa mal e não irá lutar pelo cinturão no UFC 177

ambulância evento UFC Renan Barão (Foto: Ivan Raupp)
Renan Barão está fora da luta contra TJ Dillashaw no UFC 177. O brasileiro sentiu-se mal durante a tarde em Sacramento, e foi levado para um hospital na cidade para ser avaliado. Após ser medicado no hospital, Barão retornou ao hotel aonde está hospedado, mas não tem condições de lutar pelo cinturão dos pesos-galos do UFC.
Barão estava em processo de perda de peso na banheira do seu quarto no hotel em Sacramento, e ao se levantar, sentiu uma tontura. O lutador perdeu momentaneamente os sentidos e caiu, batendo com a cabeça. O lutador foi levado por uma ambulância e recebeu soro na veia - procedimento normal em casos como esse - e a partir deste momento não teria condições de atingir o peso para lutar pelo cinturão. O ferimento na cabeça seria um agravante à sua condição, impedindo também que o potiguar pudesse atuar.
Com a saída de Renan Barão, o UFC 177 terá apenas oito lutas, e ainda não foi informada qual disputa substituirá a do brasileiro como evento principal da noite deste sábado.

UFC 177
30 de agosto de 2014, em Sacramento (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-leve: Danny Castillo x Tony Ferguson
Peso-galo: Bethe Correia x Shayna Baszler
Peso-leve: Ramsey Nijem x Carlos Diego Ferreira
Peso-leve: Yancy Medeiros x Damon Jackson
CARD PRELIMINAR
Peso-médio: Lorenz Larkin x Derek Brunson
Peso-pesado: Ruan Potts x Anthony Hamilton
Peso-galo: Anthony Birchak x Joe Soto
Peso-leve: Cain Carrizosa x Chris Wade

Fonte:sportv.globo.com/combate
Por Marcelo Russio

terça-feira, 26 de agosto de 2014

O poder das repetições no jiu jitsu


o poder da repetição no jiu jitsu
Neste post falaremos um pouco sobre o poder das repetições no jiu jitsu, pois acreditamos que a prática leva a perfeição, ainda mais se tratando de uma arte que vem crescendo a cada dia com técnicas inventadas a cada minuto. Tudo isso se deve a uma geração de atletas que passou a estudar e praticar o jiu jitsu, uma geração que está revolucionando essa apaixonante arte suave chamada jiu jitsu.

Repetição

Ato ou efeito de repetir.
Nos ensinamentos do Senhor Miyagi a Daniel San, no clássico do cinema “Karatê Kid”, o mestre usa como um dos seus métodos de ensinamento a repetição.
Para chegar à sua melhor forma, o personagem principal do filme repete movimentos em atividades do dia a dia. A repetição é fundamental para aprimorar técnicas e deixar os movimentos e reflexos “automáticos”.

O poder das repetições no jiu jitsu

É um clássico no jiu jitsu ouvirmos do nosso Professor ou nosso Mestre a seguinte frase:  “Se quer aprender tem que repetir” ou ” Dez não basta faça 50″.
A aprendizagem implica diretamente na aquisição de novas informações ou novos conhecimentos que ficam retidos na memória, e a aprendizagem motora, por sua vez, resulta na aquisição de novas habilidades de procedimentos.
Para tanto, é necessário um período mínimo de prática da habilidade motora para que ocorram melhoras observáveis no desempenho.
É por meio da repetição de uma habilidade motora que ocorre a retenção dessa habilidade, de forma que há uma conversão dos traços iniciais de memórias instáveis (memória de curto prazo) em uma forma estável (memória de longo prazo), robusta e resistente à degradação ao longo prazo de tempo.
Por isso ao repetirmos posições e golpes exaustivamente não só ao longo de um dia mais de um período em que treinamos esta posição (exemplo antes de um campeonato),  passamos a não esquecer mais as posições e a aplica-las no instinto, parece que o corpo responde sozinho ao estímulo. Outra forma de aprendizagem é olhando os treinos. Ao assistir repetitivamente posições acabamos gravando e levando esse conhecimento a um nível mais profundo, ao que chamamos de estável. Quem nunca aplicou um golpe, ou fez uma posição e se perguntou, caramba como eu fiz isso? Isso porque alguma vez você treinou ou assistiu e aprendeu esta posição ou golpe e ficou retido no seu conhecimento de memórias estáveis (memória de longo prazo).

Drill

Hoje no jiu jitsu moderno fala-se muito  em treinamento funcional, treinamento específico, mas chama a atenção a notoriedade que tem se dado ao drill, que é uma série de exercícios que visam melhorar e aperfeiçoar certas habilidades na qual se tem dificuldade em realiza-las. É como se dividisse o exercício em partes para melhorar somente onde que se quer ter um melhor desempenho.

Lembrete

A primeira forma de aprendizado no jiu jitsu é olhando, por isso os Professores sempre alertam para a importância de olhar os mais graduados treinando, através do olhar que passamos a “pegar o jogo” daquele casca grossa da academia graças ao neurônio espelho.
Nós, seres humanos, temos uma facilidade inata para imitar gestos, palavras e atitudes dos outros, facilidade que tanto é útil para conhecer como para reconhecer, ou seja, os neurônios espelho de um indivíduo tanto imitam como refletem (e sentem) as ações dos outros.
É assim que, desta forma, o observador realiza e sente o mesmo daquilo que observa, e daí o nome de neurônios espelho. Este fato pode comprovar-se, empiricamente, quando vemos que as crianças pequenas sorrirem quando sorrimos na sua frente.
Curiosamente, algo muito parecido com este fenômeno existe na cultura tradicional japonesa, onde uma expressão descreve a esse fato: 
Aprender olhando atentamente e imitando os gestos de quem ensina.

Fonte: http://www.aprendajiujitsu.com.br/o-poder-das-repeticoes-no-jiu-jitsu/

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Jiu jitsu tricolor brilha no mundial

7 medalhas

IMG-20140817-WA0037

A equipe de jiu jitsu do Bahia fez bonito no mundial da categoria, conquistando 07 medalhas nesta competição internacional, que foi disputada no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Foram 06 medalhas de bronze e uma de ouro, com destaque para Alexandre Nascimento, que foi o campeão mundial da categoria pesadíssimo.
Os atletas tricolores que conquistaram medalhas foram:
Alexandre Nascimento(ouro)
Tayana Veras(bronze)
Layze Cerqueira(bronze)
Jupiter Pitão(bronze)
Luane Alexandrino(bronze)
 Pedro Thiago(br0nze)
Tanailson Cavalcante(bronze)
A delegação de jiu jitsu do Bahia retornará para Salvador nesta terça-feira.

Parabéns guerreiros, que o nome da Bahia brilhe cada vez mais alto nos pódios do Brasil e do Mundo, tanto no Jiu Jitsu, quanto em outras modalidades esportivas.




 Fonte:www.esporteclubebahia.com.br

Benefícios da caminhada para saúde do corpo e da mente

Vc + Saudável.

Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira.  No dia mundial da atividade física, trouxemos alguns benefícios da caminhada para a saúde do corpo e da mente.
Vejam quais são eles:
Melhora a circulação – Um estudo da USP de Ribeirão Preto detectou que caminhar durante 40 minutos diminui a pressão arterial durante 24 horas após o exercício. Isso acontece pois durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sangüíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo.
Pulmão – As vantagens da caminhada regular também chegam aos nossos pulmões com bastante força. As trocas gasosas ficam mais poderosas quando caminhamos com freqüência.  Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de secreções e poeiras.
Combate à osteoporose – O impacto que os nossos pés tem com o chão durante a caminhada faz com que os nossos ossos sejam beneficiados. A compressão dos ossos da perna, junto com a movimentação de todo o nosso esqueleto enquanto caminhamos faz com que exista mais estímulos elétricos nos ossos do corpo, chamados de piezelétrico.  Esse estímulo deixa mais fácil a absorção de cálcio deixando os ossos mais resistentes e menos propícios a sofrerem com osteoporose.
Afasta a depressão – Quando praticamos seja lá qual for o exercício, nosso corpo libera ainda mais um hormônio chamado de endorfina, que é responsável por nos das a sensação de alegria, relaxamento. Esse hormônio que é produzido pelo hipófise é muito importante. Depois de um tempo é necessário praticar o exercício com mais frequência, se tornando um círculo vicioso, que é muito bom !
Melhor na autoestima – Um estudo realizado no Reino Unido detectou que o humor e autoestima das pessoas que fazem qualquer que seja a atividade ao ar livre, em locais com muito verde eram mais humorados e tinha a autoestima lá em cima. Já quem não o fazia tinha o efeito muito menor. Sendo assim, praticar uma boa caminhada ao ar livre tem suas vantagens quanto a usar a esteira.
Saúde mental – Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Mas um estudo realizado nos EUA revelou que mais que isso, a caminhada é muito boa para retardar problemas relacionados ao cérebro, como perca de memória e atenção. Outro estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, afirma que as pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral.
Diminui a sonolência – Caminhar faz com que o nosso corpo produza várias substâncias estimulantes, como por exemplo, a adrenalina. Essas substâncias fazem com que o corpo fique mais ativo nas horas posteriores a prática de exercício, além de melhorar nosso sono durante a noite.
 Emagrece! – Como não poderia deixar de ser, essa aqui é o principal benefício da caminhada, ao menos é o mais famoso. Todos aqueles que pretendem ganhar massa muscular precisam primeiro emagrecer, e a caminhada é e sempre será uma bela maneira de atingir este objetivo. Quando praticamos academia já o fazemos na esteira, mas aos finais de semana onde não vamos à academia, seria interessante caminhar ao menos 30 minutos. E não para por ai, como a caminhada acelera, acabamos perdendo peso ainda depois da prática do exercício.
Diminui a vontade de comer – Em mais um estudo, agora na Inglaterra, ficou provado que caminhar diminui a vontade de comer besteiras. Vários chocólatras ficaram sem comer o doce. Metade caminhou 15 minutos em uma esteira, a outra metade não. Os que caminharam tiveram a vontade de comer a guloseima quase extinta, provando que caminhar ajuda no combate a vontade de comer.
Bom para diabéticos – A caminhada tem também uma enorme vantagem sobre aqueles que possuem diabetes. Caminhar estimula uma produção maior de insulina, substância que é responsável pela absorção da glicose pelas células do corpo. Isso acontece, pois a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.
 
  fonte:redeball.com.br

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Alguns eventos que abrilhantarão nosso cenário de Jiu Jitsu.

Eis a expectativa para alguns eventos vindouros que abrilhantarão e projetarão para cima o nosso cenário local (Baiano) de Jiu Jitsu.
O Blog está aberto a postar todo e qualquer evento ligado ao esporte que respeite os atletas e equipes. É só entrar em contato via Facebook ou por mensagem no Blog que divulgaremos os eventos. Essa divulgação fiz questão de fazer por mim mesmo, pois sei a procedência dos mantenedores destes eventos.
Que seja o melhos para o nosso cenário baiano de esportes.







terça-feira, 12 de agosto de 2014

Nutrição para Desportistas Vegetarianos



Alimentação Saudável na adolescência...

Se não come carne, pode exigir um maior planejamento para obter as proteínas suficientes para a construção muscular e o treino desportivo. Os vegetarianos devem ter um cuidado extra de modo a evitar deficiências de ferro, zinco e de vitamina B12, que pode prejudicar o desempenho do exercício.


As dicas a seguir irão ajudar os vegetarianos que querem obter a máxima performance a partir de programas de exercícios.
Como conseguir as proteínas adequadas para a sua dieta
As recomendações actuais de proteína ideal para a construção muscular num atleta é de 1,6-1,7 gramas de proteína por quilo de peso corporal. Para um atleta de 90 kilogramas, são necessárias cerca de 145 a 154 gramas de proteína por dia. Não há nenhuma evidência científica de que mais de 2,0 gramas de proteína por kg de peso corporal tenha qualquer benefício adicional da força muscular ou aumento de performance. Pode ingerir bastantes proteínas, ao incluir na sua dieta produtos de baixo teor de gordura e proteínas de fontes vegetais, como a soja, na sua alimentação. As seguintes fontes de proteína podem funcionar para os desportistas vegetarianos:
  • Leite, 8 gramas
  • Tofu, 15 gramas
  • Iogurte, 8 gramas
  • Queijo, 21 gramas
  • Manteiga de Amendoim, 2 colheres de sopa, 8 gramas
  • Como ingerir ferro suficiente na sua dieta
    O ferro heme é um tipo de ferro facilmente absorvido e que é encontrado na proteína animal. Se comer peixe ou frango, vai conseguir ingerir esse tipo de ferro, mas se não comer carne, terá de encontrar outras fontes de ferro. Os nossos corpos não absorvem ferro não-heme - o tipo encontrado nos vegetais - tão facilmente como o ferro que vem de alimentos de origem animal. Os desportistas que não comem carne, especialmente do sexo feminino, deve prestar especial atenção às suas necessidades de ferro dietético. As boas fontes de ferro não-heme incluem cereais integrais, vegetais verdes folhosos, figos, lentilhas, feijão e algumas frutas secas.
    Como ingerir vitamina C em sua dieta
    Vitamina C das frutas, verduras e de outros alimentos, ajudam os vegetarianos a absorver ferro não-heme de outros alimentos, por isso é sempre uma boa prática comer uma combinação de alimentos em cada refeição. Considere combinar frutas cítricas com cereais integrais fortificadas ou beba um sumo de frutas cítricas com um prato à base de feijão.


    Como ingerir vitamina B12 suficiente
    Porque a vitamina B12 está disponível somente em produtos de origem animal, é um dos nutrientes mais em falta na alimentação de atletas vegetarianos. Para obter quantidade suficiente de B12 (apenas 2,4 microgramas por dia) tente comer alimentos fortificados com vitamina B12, como leite de soja e cereais. Do mesmo modo, pode também obter vitamina B12 suficiente se consumir ovos, queijo, leite ou iogurte.
    Evite os alimentos que interferem com a absorção de ferro
    Alguns alimentos contêm substâncias que bloqueiam a absorção do ferro no intestino. Alimentos como o café, grãos, legumes e espinafre, todos interferem com a absorção do ferro e devem ser combinados com vitamina C para aumentar a absorção deste nutriente.
    Converse com seu médico sobre suplementos
    Embora os suplementos dietéticos não devam ser utilizados para compensar uma alimentação pobre, há momentos em que podem ajudar a evitar algumas deficiências. Idealmente, deve discutir o uso de quaisquer suplementos com o seu médico familiar ou um profissional de saúde. Todos os atletas são incentivados a uma alimentação saudável e equilibrada que inclui uma grande variedade de alimentos, mas os desportistas vegetarianos podem ficar descansados em como não têm necessariamente de comer carne para obter uma nutrição adequada para a força física e manutenção muscular. Se tiver dúvidas sobre o seu estado nutricional, é recomendado que converse com seu médico ou um nutricionista desportivo registado para rever o seu plano de alimentação e fazer as recomendações necessárias.

    10 dicas fundamentais de jiu jitsu para iniciantes e veteranos


    Hoje estava navegando e li um post interessante no blog O Mundo das Artes Marciais, com 10 dicas para o dia a dia no jiu-jitsu, com base no que foi dito incluí algumas observações que considero pertinentes, mesclando ideias e criando assim as 10 dicas fundamentais de jiu jitsu para iniciantes e veteranos.
    Foto: Treino de Jiu-Jitsu

    1. Cuidado com o seu kimono, o uniforme do lutador

    Se você já comprou um kimono e treina regularmente sabe que mantê-lo limpo não é simples. Certo? Se você ainda não comprou, recomendo dar uma lida no artigo onde respondemos as principais dúvidas na hora de comprar o seu kimono de jiu-jitsu.
    Bom, vamos lá! Depois de um tempo, principalmente no verão, o pano continua cheirando mal mesmo após lavar. Branqueadores ajudam, mas há o risco de estragar seus patches (patches são os panos que colocamos no kimono com patrocínios, logotipos da academia etc). O uso do produto em toda lavagem vai enfraquecendo o tecido.
    O truque para tirar o cheiro do kimono? Bicarbonato de sódio. Acrescente umas poucas colheres de mesa a cada lavagem, sem esquecer do detergente, claro. O ideal é lavar após cada treino, mas isso é praticamente impossível, pois por ser um pano pesado ele demora a secar.
    Procure lavar toda semana ou no máximo de 15 em 15 dias, lembre-se, o suor também estraga o tecido com o tempo. Com esse truque, o kimono dura mais e cheira bem melhor. Seus colegas de treino vão agradecer! Veja outras dicas de como cuidar do seu kimono.

    2) Cuide do seu corpo, não só quando está treinando jiu jitsu

    Coma bem, beba muita água, durma o suficiente, aumente sua flexibilidade com alongamento, e por aí vai. Ginástica Natural é um grande método de ensinar seu corpo a se movimentar no chão, e vai ajudá-lo a aprender os movimentos do Jiu-Jitsu.
    Nas artes marciais, seu corpo é a única ferramenta que você tem, então é bom mantê-la em bom estado.

    3) Deixe o seu ego de castigo, academia de jiu jitsu não é o lugar dele

    Deixe seu ego em casa. Você vai tomar algumas lições de gente muito mais nova (e velha!) que você, até mesmo de garotas.
    Se você é um cara forte, prepare-se para ser dominado por caras com metade do seu tamanho. Não deixe que isso o frustre, ao contrário, encare isso como um ótimo exemplo do que o Jiu-Jitsu pode fazer por você.
    Nós vemos isso acontecer todo dia, não é nada demais!!! Seja bem vindo ao jiu-jitsu.
    Não tente impressionar ninguém, apenas venha com a mente aberta para aprender uma técnica nova. Seus companheiros de treino não estão aí para competir com você ou ganhá-lo, mas para fazer de você um lutador melhor.
    Chegue à academia com a atitude certa e as pessoas vão querer sempre ajudá-lo.

    4) Tente absorver tudo o que puder

    Aprenda algo de todo mundo. Não tente ter uma posição preferida de início, nem se torne um preguiçoso fazendo apenas o que você faz melhor. Em vez disso, saia da sua zona de conforto e tente sempre melhorar os aspectos em que você ainda é fraco. O bom treino é aquele no qual você adiciona algo ao seu jogo, independente de quantas vezes você finalizou alguém (ou foi finalizado).
    Uma dica é sempre tentar aplicar a cada treino o golpe ensinado pelo professor na aula.
    O único pré-requisito para ensinar é conhecer UMA coisa que o outro não saiba, e o jiu-jitsu é muito vasto e garanto que ninguém sabe tudo. Então considere possibilidade de aprender também com um companheiro menos graduado que você.

    5) Faça certo, depois faça rápido

    Comece com o básico, trabalhe os fundamentos e concentre-se em fazer certo os movimentos para poder controlar seu oponente. A todo instante, tente impôr o seu ritmo e busque ser o atleta que faz o primeiro movimento. Tente prolongar o tempo gasto nas posições dominantes. A finalização só vem depois.
    Fez tudo certo, aprendeu direitinho? Agora sim é hora de começar a fazer mais rápido e também tentar posições mais complexas.

    6) Conheça com quem você treina

    Ninguém está preparando você para lutar o Mundial de Jiu-Jitsu por enquanto, logo não há motivo para você rolar com todo e qualquer um na academia. Opte pelos parceiros com o mesmo tamanho que você, ou mesmo mais leves. Pelos caras que não usam tanta força, e nem são tão rápidos. Tudo que você aprendeu ainda está muito fresco na cabeça, então seu tempo de reação ainda não é ideal. Se você não tiver tempo para pensar, o treino vai virar uma grande embolação e você não vai ganhar nada com isso (uns hematomas, se tanto).

    7) Cadencie o seu ritmo de treino

    Não vá muito forte. Isso pode surpreender alguns, mas para um faixa-branca o mais importante ara acelerar o processo de aprendizado é a consistência. Não importa, portanto, o quão duro você treinou um dia, se no dia seguinte não vai conseguir nem mexer um músculo. Sempre termine o treino com a sensação de que você aguentaria mais um. Seu corpo vai agradecer, na manhã seguinte.

    8) Não deu? Bata, e evite lesões.

    Uma das coisas que tornam o Jiu-Jitsu complicado de aprender não é a técnica em si, mas alguns movimentos que seu corpo nunca fez antes. Pense duas vezes antes de realizar cada movimento e lembre dos limites do seu corpo. Nunca perca o aquecimento e tente melhorar sua flexibilidade.
    Se tomou um golpe e está bem encaixado, não tente ficar dando trancos para sair da posição isso vai fazer com que o seu oponente faça uma força contrária e acabe te machucando, mesmo sem querer. Em muitos casos você acaba até se machucando sozinho tentando fazer giros loucos e movimentos contrários aos permitidos pelo seu corpo. Resultado, lesão, dores e até mesmo afastamento dos treinos. Bater não é vergonha, seja guerreiro, mas não seja burro.

    9) Para as meninas.

    Por mais intimidante que uma escola de Jiu-Jitsu pareça, por favor, não temam. Apreciamos ter vocês na academia, pois acreditamos que a arte é para todos. A presença feminina, inclusive, faz com que os rapazes se comportem, o que torna a vida do professor muito mais fácil e a atmosfera fica melhor.
    Mulheres são naturalmente mais flexíveis, mais disciplinadas e têm menos ego que os homens. No entanto, vocês sempre vão encontrar uns palhaços doidos para ganhar de vocês na força. Mas isso é mole de evitar. Você vai identificá-los rapidamente, e é só não treinar com eles.
    Embora tenhamos posições “constrangedoras”, o respeito sempre é algo fundamental nos treinos de jiu-jitsu, não é comum vermos atletas se aproveitando das meninas em treinos, como muitos leigos pensam. Se por acaso isso acontecer com você e isso criar qualquer tipo de constrangimento, relate ao seu professor, ele irá tomar as providências

    10) Faça seu dever de casa.

    Essa é uma das dicas que considero mais importantes. Repense seu treino em casa, e tente lembrar tudo que você fez certo, e o que fez errado. Tente, por mais que seja complicado no começo, pensar em novas soluções. Sabe-se que ao visualizar a si próprio na luta, seu cérebro manda impulsos elétricos para os músculos envolvidos em cada movimento. É o que alguns chamam de “memória muscular”, e ajuda você a lembrar-se do que fazer na próxima vez.
    Assista as nossas vídeo aulas, os golpes postados em nosso site são categorizados de forma organizada para te ajudar a aprender novas técnicas e golpes de jiu-jitsu e conseguir evoluir em seus treinamentos.

    TJ Dillashaw diz que Renan Barão não tem muita variedade de golpes


    Por Las Vegas, EUA

    A apenas 18 dias da sua primeira defesa de cinturão, TJ Dillashaw - atual campeão dos pesos-galos do UFC - terá pela frente o mesmo adversário da luta em que conquistou o título: o brasileiro Renan Barão. A revanche, marcada para 30 de setembro em Sacramento, cidade da equipe Alpha Male, da qual Dillashaw faz parte, tem todos os ingredientes para aumentar ainda mais a rivalidade entre os americanos e os brasileiros da Nova União. Um deles foi adicionado pelo campeão, que declarou, em entrevista à revista "Fighters Only" que Barão não é um lutador tão versátil quanto se pode pensar.
    UFC 173 TJ Dillashaw e Renan Barao (Foto: Agência Reuters)TJ Dillashaw venceu Renan Barão e conquistou o título dos galos do UFC em Las Vegas (Foto: Reuters)
    - Eu tinha um plano de luta na cabeça e me mantive nele o tempo todo. Eu e Duane Ludwig (treinador principal da Alpha Male até então) preparamos algumas coisas que achávamos que poderiam me fazer vencê-lo. Ele, por sua vez, trouxe para a luta o que já esperávamos que ele trouxesse. Barão executou as combinações que costuma usar em toda luta. Ele não tem uma grande variedade de golpes - disse Dillashaw.
    UFC Renan Barão e Urijah Faber (Foto: Joe Camporeale / USA TODAY Sports / Reuters)Barão venceu Urijah Faber duas vezes e Dillashaw
    foi o sparring do americano em ambas (Foto: Reuters)
    Para o americano, ter sido o sparring principal de Urijah Faber nas duas lutas que o veterano fez contra Barão o ajudou muito a entender como o brasileiro se movimentava e executava seus golpes. Segundo Dillashaw, a experiência foi fundamental para traçar o seu plano de luta.
    - Aquelas duas lutas me ajudaram muito para a disputa do cinturão, porque tive que ver muitas vezes as atuações de Barão para simular seu estilo nos treinos. Tinha que ver o que ele iria levar para o octógono. Ali pude perceber que havia certas coisas que eu achava que Urijah deveria ter feito contra Barão, que poderiam ter lhe dado a vitória, e ele não usou. Foram essas coisas que eu usei, e felizmente deu certo.
    Dillashaw também revelou que o plano da equipe era usar toda a atenção que a luta teria para promover a equipe com uma eventual vitória.
    - É claro que havia um nervosismo normal, mas nada fora do normal. Na verdade eu gostei da situação como um todo. Foi muito bom receber mais atenção por estarmos em um evento principal do UFC. Esse era o objetivo, receber toda aquela atenção, porque isso significa que você chegou lá. Não só eu, mas toda a equipe. espero que isso se repita muitas e muitas vezes daqui para frente.
    UFC 177
    30 de agosto, em Sacramento (EUA)
    CARD DO EVENTO
    Peso-galo: TJ Dillashaw x Renan Barão
    Peso-mosca: Demetrious Johnson x Chris Cariaso
    Peso-galo: Bethe Correia x Shayna Baszler
    Peso-leve: Tony Ferguson x Danny Castillo
    Peso-leve: Ramsey Nijem x Carlos Diego Ferreira
    Peso-médio: Lorenz Larkin x Derek Brunson
    Peso-pesado: Ruslan Magomedov x Richard Odoms
    Peso-leve: Yancy Medeiros x Justin Edwards
    Peso-pesado: Ruan Potts x Anthony Hamilton
    Peso-mosca: Scott Jorgensen x Henry Cejudo
    Peso-galo: Anthony Birchak x Joe Soto

    quarta-feira, 6 de agosto de 2014

    Destaque do Mês de Agosto. Mestre Evandro "Vovô" Nascimento.


     Competidor, técnico, professor, organizador de evento. Esse é o perfil multifacetado do Mestre Evandro Nascimento, idealizador da FBJJ MMA e que nos dá a honra de conhecer um pouco do seu histórico dentro dos tatames do Brasil e de outros lugares do mundo.



    EZ-Como se iniciou sua trajetória nas Artes Marciais? A Arte Suave foi sua primeira luta?
    EVN-Treinei Judô quando era adolescente, mas não me identifiquei muito. Algum tempo depois comecei a treinar Jiu Jitsu no meu Condomínio no Imbuí. Logo comecei a competir.
    Lutei as principais  competições no Brasil, Estados Unidos e Europa.
    Morei um ano na Califórnia, treinando e dando aula de Jiu Jitsu.
    Dar aulas me seduziu e até hoje não consegui parar.





    EZ- Recentemente o senhor postou que sua saída de uma Equipe anterior foi, digamos, desagradável. Mas, esse percalço o fez representar na Bahia uma equipe a muito forte, em plena ascensão. Como é ser lí­der de uma equipe tão representativa?
    EVN-De fato, quando eu ainda estava nos Estados Unidos, vi a possibilidade de representar uma grande Equipe na Bahia. Dei a sugestão a meu Professor e ele gostou, dessa forma nos tornamos membros de uma bandeira internacional.
    Com o passar do tempo, essa Equipe foi se tornando muito comercial tirando o foco das competições, isso fez com que eu declarasse a minha insatisfação, e foi o motivo pelo qual eu fui convidado a sair, vindo a ser expulso por e-mail.
    Foram momentos difíceis, porque não tinha seguidores, pensei em parar e desistir de tudo.
    Mas nas viagens que fiz para competir eu conhecia muita gente. Passei a receber muitos convites e isso me encheu de alegria.
    Foi então que falei com Júlio César, lí­der da GF Team e ele me deu a bandeira para a Bahia.
    Tive ainda o apoio de três amigos que logo vieram somar: Ricardo, Igor e Diego.
    O grupo foi crescendo e hoje formamos essa maravilhosa equipe aqui na Bahia.
    A GF Team não tem um lí­der, tem Líderes. Todos são partes de algo grande e maior, eu sou apenas aquele que coloca a cara na frente, por isso que estamos dando certo.






    EZ- Nós do Blog procuramos não levantar bandeiras, mas o senhor faz hoje, ao nosso ver, parte de um seleto grupo de Mestres que estão sempre em busca de vanguarda, inovação. E surgiu a FBJJ MMA. Como se concebeu essa ideia?
    EVN-A ideia da FBJJMMA veio da necessidade que tem o atleta em participar de competições organizadas, segundo as regras da maior Confederação de Jiu Jitsu no Brasil.
    E isso se tornou realidade após um campeonato interno da GF Team com mais de 300 atletas.
    A ideia é termos eventos de qualidade, capaz de preparar o atleta para maiores desafios, uma vez que não tínhamos competições suficientes para preparar o atleta a enfrentar a maratona em outros estados. O atleta sem competição chega sem ritmo e sem confiança.

    EZ- Há alguns meses, numa entrevista com o Mestre Ricardo Caldeira, ele mencionou que o paradigma proposto pela FBJJ MMA é outro. Valorização do atleta, dos incentivos, premiações. Quando virá o evento de MMA?
    EVN-Realmente a ideia de criar a FBJJMMA foi inovadora porque busca atuar em espaços especí­ficos  não aproveitado por outras organizações.
    Valorizar e respeitar  o atleta é o fator principal. Sei exatamente do que o atleta gosta, porque sou um deles. Acho que aí está a diferença! Só quem passa pelas mesmas coisas sabe qual a necessidade do outro. Na FBJJMMA  é obrigatório o respeito ao Professor e Atleta, temos que ter paciência para ensinar a eles toda funcionalidade de uma competição, como se portar.
    A questão do prêmio é mais complicado, porque não queremos afugentar o atleta que compete por causa da medalha.
    Dar prêmio em dinheiro atrai um tipo de competidor e afugenta outro. Queremos ver crianças, jovens, adultos, pais e filhos  presentes nos ginásios, por isso temos que pensar o Jiu Jitsu de uma forma global, organizada, buscando cada vez mais a valorização da arte pelo conhecimento e não pelo que se pode ganhar em competições oficiais.
    Quanto a eventos de MMA estamos estudando, esperamos em breve iniciar com essa atividade, mas por enquanto o foco é o Jiu Jitsu Esportivo, de kimono.

    EZ- Observamos que bons ventos sopram pro Jiu Jitsu de nossa boa terra. Atletas que treinam aqui mesmo brilham em eventos grandes de outros cenários. A FBJJ MMA tem a pretensão de fazer eventos que atraiam atletas de outros estados?
    EVN-De fato bons ventos estão a nosso favor, mas não podemos esquecer que a Bahia conta hoje com quatro Federações com cabeças totalmente diferentes, e isso não é uma coisa boa para o esporte.
    Ideal seria ter apenas uma Federação e apenas uma Confederação, mas o cenário é esse.
    Diante disso a FBJJ MMA está diante de um grande desafio que é conquistar um público que está desacreditado e cansado das coisas que acontecem no Jiu Jitsu baiano.
    Esse é um desafio enorme. Por isso resolvemos investir pesado na estrutura da Federação e atuar fortemente na divulgação do esporte, buscando apoio e patrocínio junto a empresas privadas.
    A relação com os Atletas tem que ser outra e vamos ter que mostrar que somos sim deferentes, fazemos diferente.
    Temos sim uma grande novidade para o Jiu Jitsu da Bahia e quem sabe do Nordeste.
    Não posso divulgar agora porque a conversa está no início, mas será algo histórico, se conseguirmos.
    A comunidade pode aguardar que temos uma grande surpresa para os amantes do Jiu Jitsu.

    EZ- E em meio aos bastidores como organizador, o atleta competidor mostra força, trazendo duas medalhas do Rio Open. Como se faz para repartir o tempo como professor, organizador e atleta competidor?
    EVN-Antes de organizador eu sou atleta, treino e dou aula. Dou aula e treino. Me realizo competindo e treinando, isso que realmente me deixa feliz. Me tornei organizador de evento por uma obra do acaso. Ver um estado com tanto potencial esportivo não sendo aproveitado me deixou incomodado, por isso resolvemos encarar mais esse desafio.




    EZ- Deixa uma mensagem para nossos leitores.
    EVN-Acreditem em vocês, apostem e não abandonem o seu sonho.
    A FBJJ MMA está aberta para receber todas as sugestões, crí­ticas e sugestões e vai respeitar sempre todos os atletas e Professores.
    Obrigado a todos que apostaram nessa nova Federação, ela veio para ficar. É sim uma nova entidade, com ideias novas, sem medo e com coragem para fazer o novo.
    Obrigado pela oportunidade de falar sobre um tema tão empolgante para mim.






    terça-feira, 5 de agosto de 2014

    Entrevista com o atleta. Robson Júnior.

    Também conhecido como "Bicudo", o atleta Robson Júnior é casca grossa da Equipe Nordeste Jiu Jitsu, pupilo do Mestre Dito Sagat. Homem de família, obediente ao pai, o atleta se destaca nos campeonatos, mas se engasga na guarda de sua noiva e também competidora Luane Alexandrino. Vamos ouvir o atleta.






    EZ- Lembro de você num Campeonato feito por Alex Cintra no ISBA. Acho que em 2010, você competindo. O que mudou de lá pra cá?
    RJ-Mudou muita coisa, em 2010 foi minha volta ao Jiu Jitsu, depois de conquistar a faixa azul em 2009, e logo após ir pra Marinha, que me deixou uns meses afastados do Jiu, mas em minha volta tive ajuda de meu professor Dito Sagat e muita ajuda de Adriano Santos "Spock ", que na ausência do Professor Dito me pôs um jogo diferente, técnico e agressivo ! E também mudou mais ainda com o  ínicio do meu namoro com minha atual namorada Luane Alexandrino, que me estimula a treinar mais e mais a cada dia. Porém ela é mais graduada e sabe como é né. (Risos)

    EZ-Você está sempre presente em campeonatos, representando a Nordeste Jiu Jitsu, Dito Sagat. Como está o apoio para o atleta? Você conta com algum apoio ou patrocínio ou você mesmo banca sua rotina de atleta competidor?
    RJ- Eu no momento não conto com apoio de patrocínio nem muita ajuda, porém tem um pouco do meu salário, ajuda de meus pais e de meus Mestre Yuri e meu Grande Mestre Pai Granammy, ao apoio do organizador da Fbjjmma Evandro "Vovô"



    EZ- Como está a sua rotina de treino?
    RJ-Minha rotina de treino como sempre muito dura, exaustão e sempre acompanhado de meu amor.
    Atualmente treinando aqui no Rio de Janeiro com Mestre Márcio Rodrigues.










    EZ- Pretende migrar para o MMA, ou pretende ganhar tudo no Jiu Jitsu? Quais são as suas metas dentro do universo da luta?
    RJ-Penso em ir pro MMA, mas meu pai não gosta e sigo as ordens dele, porém não conquistei o que quero no Jiu Jitsu ainda.  Primeiro minhas metas, depois penso em mudar.  Mas o meu amor é o Jiu jitsu de pano!








    EZ-Quer dizer então que a namorada graduada não deixa de pegar no pé do amado? (Risos)
    RJ-Verdade,  é um pegando no pé do outro mais como ela é mais graduada tenho que pagar 10 sempre #Oss (Risos)


    EZ-Como algum interessado em passar um patrocínio ou apoio pode entrar contato com você e com seus treinos?
    RJ-De primeira mão eu agradeço . Pode entrar em contato comigo ou pelo Facebook e ir conhecer minha academia em Periperi,  na Quadra da Urbis.  Não temos estrutura mas temos grandes histórias de superação e de glória !

    EZ- Deixa uma mensagem para o pessoal que te acompanha e que lê o Blog.
    RJ-Quero agradecer primeiramente a Deus, depois a você por me dar essa chance de poder falar um pouco sobre mim, a todos da Equipe Nordeste e todos meus amigos, familiares que me apoiam, me colocam lá em cima sempre ! E agradecer mais uma vez que minha futura esposa Luane,  Roxa sinistra, te amo Amor! A Spock, muito obrigado de verdade,  Dito Sagat nem se fala,  Yuri e Grannamy ? Cada palavra é um pico de adrenalina !#oosss

    E pra geral,  nunca desista do seus sonhos, é com dor, raça e força pra vencer! E coloque Deus sempre na frente que a vitoria é certa !
    #Obrigado Guerreiro.

    E a todos da familia do Jiu Jitsu baiano, vamos buscar que vamos mudar a nossa historia !

    segunda-feira, 4 de agosto de 2014

    Bahia que brilha.

    Fizemos nesse mês de julho passado, um ano de Blog Estrangulamento Ezequiel. Com o intuito de fortalecer nosso cenário local de esportes, e também ouvir os atletas e Mestres. Sempre fiz questão de perguntar quando nós seríamos os anfitriões, já que temos talentos de sobra, mas sempre saindo de casa para treinar fora, absorver conhecimento fora, ou trazer pessoal de fora para nos passar ensinamentos. Os Mestres foram unânimes em dizer que somos celeiros de campeões, Mestre Zé Mário, Mauro Júnior, Leônidas, T Rex, Paolo, o que falta para nosos atletas é investimento.
    Pois bem, com muita satisfação divulgo que o nosso destaque do mês passado, o atleta Moreira Júnior, do fisiculturismo para cadeirantes, ganhou o título de Campeão Brasileiro de Fisiculturismo. Na competição do Rio Open vários atletas que treinam aqui trouxeram medalhas, de Bronze, Prata, Ouro. Paulinho Mattos que foi entrevistado como atleta ganhou um campeonato em São Paulo, representando a Cícero Costha, Maurício da Fight Brothers também ganhou campeonato no Rio de Janeiro elevando o nome da Bahia em outros cenários que não o do Nordeste.
    O próprio Mestre Leônidas, entrevistado do mês anterior disse que sai para prestar seminário, e está sempre na vanguarda do Jiu Jitsu, buscando atualização para o nosso cenário. Mestre Zé Mário e o UFC, Mestre Evandro Vovô, medalha de ouro e a labuta com a FBJJ MMA, que já dá sinal de avanço em nossos campeonatos. O GP agora para faixas brancas, atletas que representaram bem a Bahia, Robson Júnior da Nordeste, Deise, Patrick, Léo, da Fight Brothers, Gutemberg, Lia...enfim, são muitos nomes.
    O mais importante é ver nosso cenário brilhando, e não apenas com coadjuvante.  Que seja apenas o ínicio.
    Desculpe pelos vários outros guerreiros que não forma citados.





    Professor Mar e as suas Crionças.

     Ah, vamos mergulhar no mundo do jiu-jitsu brasileiro, onde os tatames são a nossa tela, e os praticantes – bom, eles são um bando colorido!...

    Postagens mais visualizadas