Wikipedia

Resultados da pesquisa

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Entrevista com O Mestre. LEQUINHO CARVALHO.

Foi na capoeira que ele pegou gosto pela luta agarrada, ao entrar numa roda no Rio de Janeiro e se deparar com a variação de luta imposta na roda. Daí, ele buscou aperfeiçoar a sua técnica, sendo de aprendiz, a técnico e Presidente da Federação Baiana de Luta Olímpica.








EZ- O senhor é Mestre de uma especialidade antiga, porém pouco explorada em Salvador, que é a Luta olímpica. Como se deu a descoberta da Luta olímpica em sua vida?
LC- Comecei no Boxe aos 8 anos de idade e a os 17 comecei a treinar capoeira, onde comecei a viajar para o Rio de Janeiro e frequentar as rodas de capoeira onde valia quedas.  Aí me vi na necessidade de treinar quedas e conheci um amigo que era aluno do mestre Eduardo Paz, o Dadu do Rio de Janeiro.
Aí comecei a treinar com ele, o nome dele é Bruno Mello.  Depois ele parou de dar aula e fiquei treinando com o mestre dele que se tornou o meu Mestre! O Dadu.
Comecei a treinar a luta olímpica (wrestling) em 1998.

EZ-O senhor é presidente tanto da Federação baiana de Luta Olímpica (Floeb) e da Federação Baiana de MMA. É difícil manter essas gestões com o pouco apoio que eu sei que é dado para o nosso universo de lutas?
LC- Sim. É muito difícil. Eu sou praticamente o faz tudo da federação, mas vamos levando na vontade mesmo e com a ajuda de Deus! Esperando sempre a melhora! Mesmo com poucos recursos e sem um patrocínio, já dei títulos a Bahia como treinador trazendo medalhas de campeões brasileiros para o nosso estado.
Já trouxe títulos por equipes em Brasileiros como segundo lugar por equipes de wrestling em 2009 e esse ano quarto lugar por equipes competindo contra 19 estados !!
Só com ajuda dos amigos, na velha vaquinha !

EZ- Vemos no universo do MMA, que as lutas de Grappling tem papel super importante, porém o Jiu Jitsu explodiu no Brasil de forma veemente, ficando o cenário norte americano mais evidente com o wrestling, mais parecido com a Luta Olímpica. Como tem sido a procura da Luta Olímpica por praticantes de MMA em sua Academia?
LC- Tem sido muito procurado! Já treinei atletas de outras equipes como Junior Cigano , Bruno Carioca , Hugo Wolverine , Santiago o Argentino do TUF  e muitos outros.

EZ-Vemos o seu Projeto Social com crianças, o Pedra que Ronca (Itapoan em Tupy Guarani). Como funciona seu projeto?
LC- O projeto Pedra que Ronca é um projeto social gratuito, onde eu dou aulas a crianças, adolescentes e alguns adultos que são da favela, que não tem condições de pagar a academia.
Através desse projeto já mudei a vida de várias pessoas, tirando das ruas e arranjando trabalho para aqueles que merecem!
Já consegui mais de 30 empregos para essas pessoas só através das minhas amizades,que sabem do meu trabalho. Faço isso a vinte anos!
E desse projeto já formei vários campeões!








EZ- Vemos muitos alunos seu se destacando em campeonatos, tanto de MMA quanto de Luta Olímpica. Quais são seus pupilos que estão mais em evidencia no mundo das competições?
LC- Tenho agora os que estão em evidência o Eric Panterinha, que está com 6 lutas de MMA invicto, 4 nocautes, um empate com um americano na sua estreia, quando ele tinha 17 anos e o Americano 34 anos. Onde Eric ganhou a luta claramente e deram empate por que os treinadores eram os donos do evento. E também foi campeão Brasileiro da wrestling em 20014 e vice em 20015.
Tenho alguns atletas também com uma ou duas lutas e alguns títulos de MMA, Luta Olímpica, Submission, Muay Thai,  Jiu Jitsu e  boxe.
Como Marcos Silva, Yehude , PC, Jerlan, Nina, Maurício Santos , Caio , Messias , Hugo Andrade vice campeão brasileiro e Felipe Esteves campeão Brasileiro de wrestling, dentre outros.

EZ- Salvador sediará o Mundial Júnior de Luta Olímpica. O senhor terá representantes nesse mundial ou fará parte do mundial de alguma forma?
LC- Estou esperando a confirmação do presidente da CBLA, o Sr. Pedro Gama Filho sobre a participação do nosso atleta Eric dos Santos.
Com certeza a nossa federação estará presente, a FLOEB (Federação de Luta Olímpica do estado da Bahia).

EZ- Qual importância dessa grande competição para o cenário baiano e brasileiro de Luta Olímpica?
LC- É muito importante para a Bahia sediar essa competição, pois nos dará a oportunidade da Luta Olímpica ser vista e divulgada em nosso estado.
E para os nossos atletas a oportunidade de competir em um nível mundial.

EZ- Deixa uma mensagem para os leitores de nosso Blog.
LC- Para os leitores do Blog eu deixo a seguinte mensagem:  leiam e participem, façam perguntas, se comuniquem para estarem sempre informados sobre as lutas.
E o meu sincero agradecimento pela entrevista, muito obrigado pela oportunidade! Que Jesus Cristo esteja com vocês!

LUTA!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Professor Mar e as suas Crionças.

 Ah, vamos mergulhar no mundo do jiu-jitsu brasileiro, onde os tatames são a nossa tela, e os praticantes – bom, eles são um bando colorido!...

Postagens mais visualizadas