Wikipedia

Resultados da pesquisa

domingo, 27 de setembro de 2015

Entre os princípios antigos e a modernidade tecnológica.

Quando temos que nortear algo com profundos valores morais embutidos em sua filosofia, como é o caso das artes marciais. Valores muitas vezes estabelecidos a ferro e fogo, custando muito caro. E como o inexorável progresso nos traz elementos de motivação, mas também de eufemismos e superficialidades, como é o caso da inclusão digital e das redes sociais.
As artes marciais muitas vezes precisaram ser ocultas e ou anônimas na vida de muitos indivíduos , como é o caso da Capoeira no Brasil e do Ju Jutsu no Japão. Os primeiros Mestres do Ju Jutsu que chegaram ao Brasil vieram camuflados como Mestres de Judô, e os antigos "Capoeiras" usavam apelidos para ficarem no anonimato. Mais tarde vieram as revistas especializadas, os zines, reportagens, até a nossa contemporânea rede social avassaladora. E nela você precisa aparecer.
Quem prefere ficar nos bastidores ficam "obsoletos", pois não são vistos em seus treinos diários e como anda a sua dieta para campeonatos e ou lutas. Não que seja errado o marketing pessoal, muito pelo contrário. Como bem disse Gibran: "...o tempo não anda para trás e nem se demora no ontem."
O grande problema é quando por trás das telas inflamos nosso ego, nos tornamos os defensores de uma arte milenar, se bem que infelizmente a picaretagem veio acompanhando esse processo avassalador de adesão as artes marciais.
Mas são muitas intrigas, muitas acusações. Lógico que os entraves são necessários, pois a passividade leva a estagnação, cria limo. E a vanguarda sempre quebra paradigmas, quebram ovos pra fazer omeletes. O ruim é quando não se passa dessa seara.
O cenário baiano está de fato m evolução visível, não digo de material humano, de talentos, pois a Bahia, desde longo tempo é cenário exportador de grandes talentos. Falo de organização, de administração. Estamos crescendo a passos largos, e isso muito se deve a concorrência criada por inúmeros eventos. Quando seu vizinho vende um produto tão bom ou melhor que o seu, o você melhora seu produto, ou você quebra. Então, vejo que os eventos locais estão em busca de melhor olhar para sua matéria prima, que são os atletas. E olha que novidades ainda virão.
O motivo para reflexão é: será que a sua necessidade virtual distorce os valores fundamentais da arte marcial?


terça-feira, 8 de setembro de 2015

Justa homenagem

Após reforma na Academia Champion, a reinauguração aconteceu de forma festiva, com o evento Champion Pró MMA Fight 3, e contou com a presença ilustre do Mito Rodrigo "Minotauro" Nogueira. Minotauro recebeu uma justa e merecida homenagem do Mestre Dórea, ao dar nome a sala de treinamento da brilhante academia baiana que revela desde tempos remotos grandes nomes no cenário de luta nacional e internacional.

Nos bastidores do Programa Vida no Tatame.



 Com muita satisfação recebi o convite dos idealizadores e apresentadores do Programa Vida no Tatame, que são o Faixa Preta em Jiu Jitsu e um dos presidentes da FBJJ MMA, Sensei Ricardo Caldeira e do praticante de Jiu Jitsu e amante de artes marciais Ramon Margiolle. Programa que vai ao ar todos os sábados à partir das 10 horas, na Rádio Vida FM 106.1 FM.
Tive a honra de estar ao lado do casca grossa recém contratado pelo UFC Leonardo "Leleco" Augusto, onde respondemos perguntas do ouvintes, falamos dos bastidores de eventos, desde eventos locais até ao Card e lutas do UFC, de forma respeitosa, descontraída, porém com seriedade. Programa de vanguarda no Norte Nordeste, quiçá no Brasil, onde temos uma hora exclusiva para falarmos e ou ouvirmos sobre artes marciais, onde os ouvintes são convidados para participar através de ligações ou mensagens via WhatsApp.
Enfim, muito bom o programa e o Blog Estrangulamento Ezequiel ficou muito feliz pelo convite e pela participação. Convido a todos aos sábados sintonizarem na Rádio Vida FM 106,1 e participarem de forma
ativa do Programa.

Esta bem próximo. UFC


Mais um talentoso baiano, aliás talentoso até no nome, Bruno "The Talent" Menezes está bem próximo de fechar contrato com o Ultimate Fight Championship (UFC).
O Campeão e defensor de título do Jungle Fight, evento que já indicou diversos nomes para o Ultimate, já foi sondado por Rodrigo Minotauro Nogueira, que anunciou sua aposentadoria dos ringues e octógono, mas que trabalhará nos bastidores da organização americana, justamente em busca de novos talentos. Todos que acompanham o mundo da luta brasileira, sabe que Wallid Ismail, presidente do Jungle Fight tem uma boa relação com o UFC, e com o aval de Minotauro, que em evento na Academia Champion, do Mestre Dórea,afirmou ser Bruno Menezes um nome já em pauta o UFC. Aliás muito bem merecido!

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Benefícios da prática de artes marciais na infância.


        

Artes marciais é um esporte e lazer que disciplina o corpo a mente e o espírito, uma forma de defesa pessoal. Uma maneira de defesa, controle dos próprios movimentos, uma técnica de combate organizada que leva ao desenvolvimento físico, mental e espiritual.
Um esporte de origem oriental,  livre de violência que treina o combate sem armas de fogo, um tipo de combate militar, uma disciplina física mental. Esporte que busca movimentos com fundamento, com sentido e regras, honra, dando a capacidade de dominar e respeitar o corpo.
Praticar artes marciais na infância leva ao controle e conhecimento do próprio corpo, um meio de descarregar as energias contidas. As condições vividas pelas crianças hoje em dia é desfavorável para a prática de exercícios que levam ao auto controle físico. Brincadeiras no quintal, nas ruas, são quase que impossíveis na maioria dos casos, impossibilitando a convivência descontraída com amigos e vizinhos e limitando a ampliação dos movimentos dos pequenos.


As aulas de artes marciais na infância, faz do corpo um meio de defesa e controle dos movimentos, aprendendo dominar seu corpo e se expressar consciente, evitando que a criança se machuque  e venha machucar outras pessoas.
As artes marciais trabalha na forma de expressar seus impulsos em crianças mais agressivas, controlando atos mais ríspidos como socos e pontapés, que normalmente acontecem levadas pela baixa autoestima, imitação ou repetição.
A prática das artes marciais na infância leva a criança a perder o medo, gostar do corpo, exercitar a tolerância à frustação, manter a perseverança, a tranquilidade e firmeza de caráter.
Um esporte e lazer que agrada os pequenos, descarrega a adrenalina, muito importante na educação e formação das crianças. As artes marciais constrói valores na infância, fazendo com que ela chegue a à adolescência mais preparada, consciente de si e íntegra.
Para que as crianças retire o máximo de proveito físico, mental e do espírito das artes marciais na infância, é necessário aconselhar seus filhos para que:
  • Não use da violência para resolver situações problemáticas.
  • Não descarregar aleatoriamente nas pessoas, suas emoções negativas.
  • Usar as artes marciais como meio de controlar seus impulsos.
Vale tentar controlar, melhorar ou educar seu filho através das artes marciais na infância, os efeitos e benefícios são vistos com o tempo, confira!

Professor Mar e as suas Crionças.

 Ah, vamos mergulhar no mundo do jiu-jitsu brasileiro, onde os tatames são a nossa tela, e os praticantes – bom, eles são um bando colorido!...

Postagens mais visualizadas