Wikipedia

Resultados da pesquisa

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

UM POUCO SOBRE O JIU JITSU TRADICIONAL.

O MESTRE CLÓVIS BOTELHO NOS EXPLICA DE MANEIRA OBJETIVA O QUE VEM A SER O JIU JITSU TRADICIONAL.




O Jiu Jitsu Tradicional Japonês, ramo do Jiu Jitsu trazido para o  Brasil pelo imigrante Mitsuyo Maeda, que aqui chegando teve três importantes alunos: Mestres Carlos e Helio Gracie e Luiz França.  Este último continuou aplicando o Jiu Jitsu que aprendera com o “Conde Koma” e assim o ensinou a um de seus mais ilustres alunos Oswaldo Baptista Fadda.  Seu Jiu Jitsu baseava-se na aplicação de varias técnicas marciais para as diversas situações que um combate apresentava , seja em pé ou no chão.

Diferentemente do “Brazilian Jiu Jitsu”,  o Jiu Jitsu Tradicional não atenta simplesmente para as situações de combate no solo. Sabe-se que toda luta termina no chão, mas começa em pé. Ate levar um oponente ao chão, muita água corre. Pode-se levar o oponente ao chão em duas condições: a) de maneira que o adversário ao cair no solo seja completamente vencido e a peleja acabe, ou  b) derruba-se o oponente para dar continuidade ao combate aplicando as técnicas de solo.  







O Jiu Jitsu Tradicional , é o método ensinado pela Associação Red Scorpion de Jiu Jitsu Tradicional Brasileiro. Este deriva de técnicas já consagradas das tradicionais artes marciais japonesas. Reúne Princípios de artes marciais   do Fusen Ryu, Kano Ju Jutsu (judô), Karatê,  e outras.  O Método ensinado na Associação Red Scorpion Jiu Jitsu Tradicional Brasileiro , é o mesmo ensinado pelo Mestre Oswaldo Baptista Fadda e, atualmente  representado pelos Sensei’s Clovis Carmelito de Carvalho Botelho,  Juracy Moura Silva Junior, Nilson Dias da Paixão e Carlos Alberto Kalil.

O jiu Jitsu tradicional é composto por quatro técnicas que são utilizadas conjuntamente no desenrolar  de uma luta.

Ate Waza – São as técnicas utilizadas em pé, como chutes e socos, com a finalidade de neutralizar a força do adversário, finalizando a luta ou derruba-lo para qu a luta continue no solo;

Nage Waza – São as técnicas , também em pé, como projeções e arremessos e ainda com aplicação de chave de braço com a finalidade de  levar o adversário ao chão finalizando a luta ou causar-lhe um trauma que o deixe fora do combate;

Katame Waza – São as tecnicas  aplicadas com o oponente já no solo  com o uso de chaves de braços, chaves de pernas e estrangulamentos utilizando o peso de corpo e os membros superiores e inferiores com alavancas que dobram a força o golpe aplicado;

Goshin Jutsu – São as técnicas de defesa pessoal contra bastões, armas de fogo, armas brancas, socos e chutes .

JIU JITSU PARA TODOS

  

  1. EIS UM BREVE RESUMO DA VIDA DE CÉSAR "MARUJO" AUGUSTO, E A IMPORTÂNCIA DO JIU JITSU EM SUA VIDA. JIU JITSU PARA TODOS!!!





Meu nome é Cesar Augusto de Almeida; graduado em Teologia com especialização em Psicanalise Clínica e Hipnose Clinica. Nasci na Cidade de Salvador, Estado da Bahia , no bairro do Rio Vermelho em 1957 , portanto tenho 60 anos de idade.  No ano de 2004 comecei a pratica da Arte Suave com o Mestre Ralex Oliveira na Cidade de Camaçari. Por problemas de saúde me afastei da pratica da arte marcial, retornando somente em 2013, na Cidade de Santo Antônio de Jesus, Estado da Bahia. Atualmente, conhecido por “César Marujo”, treino com o Mestre Clóvis Botelho, na Red Scorpion Jiu Jitsu Tradicional onde  tive a honra de receber de suas mãos a minha faixa azul.  No Jiu Jitsu tenho objetivos bem claros a serem realizados, desenvolvimento físico, a pratica de um esporte de contato, manutenção da forma física, manutenção do equilíbrio emocional, obtenção de técnicas de defesa pessoal, treinar a minha disciplina, saber lidar com os meus temores e fazer grandes amigos, como é o caso de minha relação com o meu Sensei e amigo Clóvis (como o chamo pessoalmente). 




Tenho aprendido muito sobre técnicas de Jiu Jitsu, nos últimos anos. Agradeço a paciência de meu Mestre e colegas. Na nossa academia sou tratado como um atleta , como todos são tratados. Meus rolas são pesados.  Faço todo o esforço para não faltar a nenhuma aula, pois sei que uma aula que perdemos, pode significar uma perda de evolução em nossa técnica. Na nossa escola o clima é muito bom. Meus colegas são todos mais novos que eu; Nossa relação é sempre de carinho e respeito;  agora na hora de rolar não tem mole pra mim não. Amo o Jiu Jitsu. Sou um homem que para ser definitivamente realizado só falta escrever um livro, e tenho certeza de que historias não vão faltar. Oss!!!




domingo, 24 de dezembro de 2017

ENTREVISTA COM O ATLETA. RAFAEL LEITE

PENSE NUM CARA SIMPLES, OBSTINADO E CAPAZ. ESSES SÃO ALGUNS PREDICADOS DO ATLETA DE JIU JITSU E PROFESSOR DE MUAY THAI E MMA RAFAEL LEITE.



EZ- Rafael, você é um multi artista marcial, mas especializado em Muay Thai. Como começou seu contato com as Artes Marciais?

RL- Começou quando tinha 17 anos de idade. Pedi pra treinar Jiu Jitsu com Alexsandro que era faixa roxa na época, ele me concedeu isso gratuitamente. Logo após comecei a treinar com Paulo Roberto na River Dogs, foi exatamente na época que conheci o professor Edem. Me apaixonei pelo Muay Thai, logo quis competir. Tenho muita gratidão a ele e ele é um grande treinador até hoje. Depois comecei a treinar com Alan Reis que me ensinou coisas preciosas como estudar arte marcial, aprender a treinar os olhos e me reforçou muito na importância dos fundamentos básicos. Infelizmente veio a falecer, mas sempre será meu professor. Comecei nesse mesmo período a voltar a treinar Jiu Jitsu com Mestre Pimpolho, foi aí que meu amor pelo Jiu Jitsu retornou, ganhei um Mestre e um irmão, muita gratidão por tê-lo em minha vida.





EZ- Você foi a Tailândia, local onde o Muay Thai é bem difundido e disputado. Como foi a experiência?

RL- Foi um sonho realizado. Me senti como se estivesse em casa. Os tailandeses são pessoas maravilhosas. Aprendi muito em todos os campos que visitei. Confirmei mais uma vez que os detalhes são e SEMPRE serão as coisas mais importantes. Uma experiência única que hoje divido com meus alunos e atletas.





EZ- Você apesar de jovem, além de lutador vem se destacando como treinador. Qual a sua sensação?

RL- Sempre há uma grande cobrança quando você passa a ser treinador muito jovem. Normal, sempre soube que isso aconteceria. Uso isso como combustível pra errar o mínimo possível nas estratégias, corrigir o que precisa ser melhorado e otimizar o que já é bom nos atletas. Tarefa árdua, mas que me da uma satisfação difícil de explicar com palavras.





EZ- Quais atletas estão se preparando contigo e quais eventos eles estão lutando?

RL- Marcote, Rodrigo Lídio , Diego Dias, Luan Felipe Índio, Mateus Vicente, Luís Antônio, Alexsandro Miudinho, Carlos Áspera, Rafael Rastafari.
Atualmente todos eles estão desenvolvendo bastante no cenário nacional em eventos com Shotoo, QUALIFY COMBAT e Fight On.
Destaque para Lídio que é agora o número 1 do Brasil na disputada categoria dos leves.
Destaque pra Marcote que é "rankiado" número 1 do Brasil e segundo do mundo.
Foi um ano de muito trabalho.

EZ- O que você acha do cenário baiano de lutas, não sobre o talento dos atletas, que sabemos que é muito bom, mas sobre a parte administrativa, de negócios, patrocínio, valorização dos atletas?

RL- Acho que pode melhorar ainda muito. Falta muita informação para nós professores e atletas a respeito de quais verbas públicas podemos acessar para ter uma qualidade melhor na vida dos treinadores e atletas. Falta incentivo do próprio comércio local de ver naquele jovem lutador alguém em quem valha a pena apostar. Falta a cultura de que a arte marcial é algo transformador e importante na vida das pessoas. Falta a noção de quanto a arte marcial desenvolve o papel educativo para milhares de pessoas. Acho que ainda é visto infelizmente como algo para desocupado. Enquanto no Japão, visto como algo muito nobre. Olha o nível de desenvolvimento do Japão.



EZ- E os planos para 2018?

RL- Otimizar mais ainda os trabalhos. Planejar ainda mais. Ja temos anotado tudo que precisamos melhorar e otimizar em cada atleta para 2018. Pontos técnicos, físicos e psicológicos. É aquela velha história, não existe vento a favor se você não construir uma boa vela. O planejamento é isso.



EZ- Deixa um recado aos leitores do Blog Estrangulamento Ezequiel.

RL- Muito obrigado a todos que acompanham e fortalecem as lutas e o MMA nacional. Sem vocês seria impossível a nossa sobrevivência. Muito obrigado!!







sábado, 23 de dezembro de 2017

O Verão e a hidratação

O Verão chegou e a temperatura já começou a subir. Com isso, aumenta a temperatura do corpo. É nesse momento que o corpo elimina o suor, com o objetivo de manter a temperatura adequada do organismo. Com o suor perde-se água e sais minerais que são essenciais para o funcionamento do organismo.
A água faz parte de todos esses mecanismos. Inclusive para respiração, coração, rim e todos os outros orgãos funcionarem. Eliminamos em torno de 2,5l de água por dia pela urina, fezes, respiração e transpiração. Precisamos tomar 8 copos de água por dia, mas será que somente a água hidrata o organismo?
Muitas pessoas perguntam isso no consultório. A água é o único líquido que além de hidratar o organismo, limpa e não possui energia (caloria). O suco hidrata também, é ótimo em vitaminas e minerais, mas possui o açúcar das frutas. Até mesmo o consumo excessivo de sucos e frutas podem levar ao aumento de peso. Os chás ajudam sim na hidratação e quase não tem calorias se for consumido sem açúcar, mas existe o efeito nas ervas. Não devemos tomar mais que 3 xícaras de chá, da mesma erva, por dia, a não ser com orientação e acompanhamento de um profissional da área. Em resumo, podemos sim hidratar o organismo com sucos e chás, mas não podemos esquecer da água. Ela tem que vir em maior quantidade ao longo do dia.
 Os alimentos, principalmente frutas e vegetais tem um papel importantíssimo na hidratação. Lembram que eu comecei dizendo que com o suor perdemos minerais também? Então, nos alimentos hidratamos e nutrimos o nosso organismo. No verão fica muito mais gostoso ingerir saladas. Aproveite isso para melhorar o consumo de vegetais!
E pra quem vai na praia nessa época lembre-se do nosso isotônico natural, a água de côco. Ela é maravilhosa para hidratar e repor sais minerais. Mas cuidado! Quem tem Hipertensão Arterial deve tomar cuidado com a quantidade ingerida. Ela é rica em sais e em excesso, junto com o calor da praia, pode aumentar a pressão arterial.
Muitas pessoas dizem que não tomam água por não sentirem sede. Mas esse é um grande erro. Quando sentimos sede significa que já estamos desidratando e o organismo está mandando um sinal para buscar água. Se você não atender esse sinal o seu corpo aprende a trabalhar com menos água e diminui o seu metabolismo (energia que gastamos para viver). Isso dificulta o funcionamento do organismo e atrapalha quem quer perder peso.
E não pensem que o refrigerante ou suco artificil serão bem vindos na hidratação. Devido aos produtos químicos que possui, não devem ser consumidos com frequência.
Agora é levar a sua garrafinha de água e curtir tudo de bom que o verão nos proporciona!!!
Fonte:  ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo.

Mais um pouco do que não queremos ver.

https://olharolimpico.blogosfera.uol.com.br/2017/12/22/vice-da-cbj-pagou-r-810-mil-em-tatames-que-custavam-r-40-mil/

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

FECHAMENTO 2017 FBJJMMA

O ano de 2017 foi um ano de muito trabalho, mas também de muitas conquistas. Realizamos oito etapas em Lauro de Freitas e três em Salvador, sendo duas delas  no Shopping Paralela, eventos considerados um marco para a Federação,  pois  a realização de eventos de luta no interior de um grande Shopping foi um desafio. Contudo o resultado foi positivo. Com isso fechamos dois novos eventos para 2018.
Fizemos os eventos dentro da nossa realidade, conseguimos oferecer bons prêmios. Demos passagens áreas, kimonos, dinheiro e uma motocicleta.
Adquirimos um sistema para inscrições e chaveamento que possibilitará maior agilidade e comodidade aos atletas, toda a nossa estrutura é própria.
Além dos eventos em Salvador e Lauro de Freitas, também fizemos, a convite de lideranças do seguimento, eventos em Irecê e Alagoinhas, onde tivemos a ideia de incorporar ao nosso calendário estes eventos denominados ‘Opens’ e o nome da cidade, uma forma de homenagear a localidade que nos convida. Este ano também iniciamos um diálogo muito bom com as autoridades do governo do Estado, no sentido de buscarmos melhorias para o Jiu Jitsu baiano através de uma presença mais forte do Poder Público.
Em 2018 vamos dar uma renovada em nossa estrutura para nos mantermos atuais e darmos mais conforto aos atletas.

RICARDO CALDEIRA – Diretor Técnico da FBJJMMA


quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

JIU JITSU NO SUL DA BAHIA

SUL-BAIANO DE JIU-JÍTSU “SUCESSO”

Na manhã deste domingo (17), foi realizado em Santa Cruz Cabrália, localizado na costa do descobrimento, extremo sul da Bahia,  o CAMPEONATO SUL-BAIANO DE JIU JITSU. O município litorâneo que é famoso pelas belezas naturais, passa a destacar também por sediar eventos esportivos, principalmente o Jiu Jitsu, modalidade que mais cresce no País.


O campeonato foi organizado pela Federação Baiana de Jiu Jitsu - FBJJO e disputado em várias categorias desde a mirim até o master. Destaque também para a modalidade de submission que foi disputado desde a categoria até o absoluto.  O evento em sí, foi elogiado não somente pela estrutura e organização como também pelo local escolhido a 30 metros da praia, um visual pra lá de encantador.
De acordo com a FBJJO, o intuito é mostrar o crescimento do esporte em toda costa do descobrimento e como a cidade pode sediar competições dessa modalidade. “O Campeonato Sul-baiano de Jiu Jitsu traz boa projeção não só para Cabrália como também para toda região. É uma oportunidade para os atletas terem uma visibilidade maior, com mais patrocínios e incentivos ao Jiu-Jitsu“, disse Washington Sampaio, representante da Federação Baiana que agradeceu a parceria a Prefeitura de Santa Cruz de Cabrália, ao Sr Prefeito Carlos Lero, ao Sr Secretário de Turismo Guto Jhones, ao Superintendentede Esportes Sr Jorge Ícaro e apoio do comércio local.

Campeões Absoluto - Com Kimono

MASCULINO
FAIXA PRETA - Charle Braga - Equipe Fúria Top Team - Brasília
FAIXA MARROM - Isaías Santos - Equipe Yamasaki - Porto Seguro
FAIXA ROXA - Adriano Moraes - Equipe Cemilton Reis - Stª Cruz Cabrália
FAIXA AZUL - Luan Lima - Simetria Fight - Tx de Freitas



BAIXA BRANCA - José Afonso - Equipe Halavanca - Porto Seguro

FEMININO
FAIXA BRANCA - Luísa Polon - Equipe Simetria Fight - Tx de Freitas
FAIXA AZUL - Deise Leonanjo - Equipe Simetria Fight - Tx de Freitas

Premiação para o campeão Absoluto mais desejada foi o Cinturão!


Premiação de Troféu para as 3 melhores equipes!

1º Lugar - Equipe CEMILTON REIS - Porto Seguro
2º Lugar - Equipe HALAVANCA - Porto Seguro
3º Lugar - Equipe CARRANCA TEAM - Eunapolis

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Massao Shinohara - 10º Dan





Em época de banalização da Arte Marcial, com o constante e crescente número de adeptos e a popularização do MMA, vemos muitas aberrações dentro de um assunto sério, a GRADUAÇÃO. É óbvio que não iremos citar os maus exemplos aqui, que são inúmeros e comuns. Preferimos tratar do caminho estreito, árdua, porém honrado. E apesar de ser amante maior do Jiu Jitsu e ter o Blog mais ligado a Bahia e a Nordeste, o Judô brasileiro nos traz uma ótima notícia. O Mestre Massao Shinohara foi reconhecido como Faixa Vermelha 10º Dan de Judô. Isso mesmo, 10º Dan de Judô, no Jiu Jitsu devemos falar grau ou graus. E a graduação do Mestre é reconhecida e homologada pela Confederação Internacional de Judô. Muitos anos de vida dedicada ao Caminho Suave, fundador da Escola de Judô Vila Sônia, em São Paulo. Eis o exemplo, o legado, a história boa a ser seguida e compartilhada.
O Judô da Bahia também está bem administrado. O Mestre Serrinha faz parte do corpo técnico agora da FEBAJU e temos no cenário baiano, salvo engano mais dois árbitros de nível internacional. Buscarei uma entrevista com uma pessoa qualificada do Judô baiano que nos trará maiores detalhes.
MESTRE MASSAO SHINOHARA É O DESTAQUE DO MÊS DE DEZEMBRO DO BLOG ESTRANGULAMENTO EZEQUIEL. OSS

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

ENTREVISTA COM O MESTRE. WASHINGTON SAMPAIO

Conversamos com o casca grossa Washington Sampaio, representante da Equipe Cemilton Reis, do Sul da Bahia, e dirigente da Federação Baiana de Jiu Jitsu olímpico.

Vamos acompanhar esse bate papo.



EZ- Satisfação imensa estar falando contigo Sr. Washington Sampaio. Fale-nos sobre o Jiu Jitsu no Sul da Bahia e Sua equipe.


WS: A satisfação é minha em participar desta entrevista para o Blog Estrangulamento Ezequiel; 

 - O Jiu-Jitsu no Sul da Bahia é muito forte e cresce a cada dia, na região Sul do estado, temos atletas que se consagraram Campeão Sul-Americano, Campeão Brasileiro e vários campeões nos campeonatos da CBJJ e IFBJJ.
 - Faço parte da Equipe Cemilton Reis, uma equipe relativamente grande com aproximadamente 350 atleta.



EZ- O senhor é representante da FBJJO.  Fale-nos sobre seu papel dentro da Federação e qual a perspectiva da Federação dentro do cenário de luta baiano.

WS: Meu papel na FBJJO é a parte de articulação e direcionamento, fechando parcerias e angariar benefícios para os atletas baianos.


EZ- E o Jiu Jiu Olímpico? Há alguma diferença na regra de pontuação para o Jiu Jitsu da CBJJ/IBJJF?

WS:  O Jiu-Jitsu é um só, sem mudanças ou diferenças, mas esse é um sonho dos amantes da Arte Suave que o Jiu-Jitsu se torne Olímpico e não está fora da nossa realidade, pois existem algumas entidades que estão trabalhando para que isso aconteça.



EZ- Os senhores tem contato direto com a Federação de Abu Dhabi, que é muito estruturada, com campeonatos desejados e disputados. Qual o grau de interação entre a FBJJO e a Federação árabe?
WS:  Sim, temos contato direto com a diretoria da Federação de Abu Dhabi, tanto que somos representantes da UAEJJF na Bahia, hoje a FBJJO e UAEJJF andam lado a lado na no estado, temos acordo também com a Federação Brasileira de Jiu-Jitsu,  Federação de Jiu-Jitsu de Brasília e com o Centro Oeste de Jiu-Jitsu, tudo isso para dar oportunidade aos atleta baiano de participar de competições de alto nível.



EZ-O cenário baiano ficou por muito tempo no ostracismo. Hoje vemos algumas federações movendo para cima nosso cenário, trazendo os atletas de volta as competições. E outras continuam existindo muito mais por formalidade. O que o senhor acha dessa, digamos,  concorrência de federações?

WS:  Não vejo como concorrência, vejo que cada uma busca o melhor, no entanto sabemos que muitas tem suas limitações e a FBJJO veio pra somar.


EZ- Os senhores pretendem trazer algum evento para Salvador?
WS:  Sim, estamos trabalhando para que as cidades mais importantes da Bahia tenha um evento da FBJJO.


EZ- Deixa um recado para os leitores do Blog.
WS:  Antes de mais, agradecer pela oportunidade de falar para esse tão conceituado Blog, e aproveitar para firmar compromisso com o Atleta Baiano dizendo que “A FBJJO veio e veio pra ficar"
, novidades em breve e você ficará sabendo em primeira mão aqui no Estrangulamento Ezequiel.

Um abraço!  Oss..

domingo, 5 de novembro de 2017

Tribulus Terrestris

Fonte:http://www.treinomestre.com.br/tribulus-terrestris/


Muitos alimentos naturais são potentes para auxiliar no ganho de massa muscular ou na perda de gordura. A grande maioria de ervas com grande poder medicinal ainda não foi descoberta, principalmente devido à falta de estudos sobre as propriedades e características de tais plantas.
O extrato do tribulus terrestris está sendo bastante utilizado pelos praticantes de musculação com o objetivo de aumentar a massa muscular.
Antes de consumir qualquer substância é muito importante saber tudo sobre ela, para que serve, seus benefícios e os seus efeitos adversos, principalmente. Se você quer saber tudo isso a respeito do tribulus terrestris continue lendo esse artigo.
planta Tribulus terrestris é uma erva daninha originária da Índia, que também é conhecida pelo nome de videira da punctura, abrolhos e abre olhos.

O que é e como funciona o Tribulus Terrestris?

A tribulus terrestris é uma planta que tem a fama de ser asiática, mas, na verdade, ela existe na Europa e na África. Ela já era utilizada como uma planta medicinal, mas está se tornando famosa no mundo inteiro como um suplemento natural para aumentar a hipertrofia muscular.
Ela pode ser encontrada em diversas formas como cápsulas, comprimidos, chá, suplementos e extrato. Ela não atua apenas no desenvolvimento muscular. A planta sempre foi usada para tratar problemas de cunho hormonal como disfunção erétil, equilíbrio hormonal e aumento da libido.

Efeitos do Tribulus Terrestris

O agente ativo da planta atende pelo nome de protodioscina e é a responsável por todos os benefícios que a Tribulus terrestris consegue oferecer. Essa substância estimula a produção de óxido nítrico que tem em uma de suas funções o fato de ser vasodilatador.
Alguns estudos em animais identificaram que a planta reduziu a pressão arterial e em humanos foi possível constatar uma ereção mais prolongada. A protodioscina também interfere no sistema cardiovascular de outra forma:
  • ela inibe a angiotensina, uma enzima que quando presente em grande quantidade, diminui a pressão arterial;
  • e por fim, mas não menos importante, a protodioscina estimula o hormônio LH (localizado no testículo), que, por sua vez, estimula a produção de testosterona.
Inicialmente, foi descoberto que a erva conseguia aumentar a produção de testosterona, de espermatozoides e aumento da libido, este último tanto para homens quanto para mulheres. Essa planta era muito usada, desde os tempos mais remotos, como afrodisíaco, especialmente pelas suas principais características em aumentar a produção de hormônios ligados ao desempenho sexual.
Entre experiências científicas, foi possível observar um grande aumento do LH e da testosterona, assim como do estrogênio. Tais hormônios estão ligados ao apetite sexual. Porém, não é somente para a melhora da libido que a planta é usada, muitaspessoas adicionam o uso da Tribulus Terrestris como suplemento para o ganho de massa muscular.
Devido ao alto nível de testosterona que é produzida no organismo ao se consumir a erva, é possível ver um grande aumento na resistência e na força do corpoalém de melhorar a densidade mineral óssea, causar melhoria no metabolismo e no sistema imunológico.

O Tribulus terrestris e a testosterona

A testosterona é um hormônio esteroide, ou seja, uma substância lipossolúvel e que é formada a partir do colesterol. Ela é encontrada em diversos mamíferos, aves e répteis e nos seres humanos têm um papel fundamental na formação e desenvolvimento dos órgãos sexuais.
Também faz parte de outras características secundárias como, por exemplo, o crescimento dos pelos, engrossamento da voz, aumento da massa óssea, desenvolvimento da musculatura e também ajuda na prevenção de certas doenças como a osteoporose. Homens adultos possuem concentrações de testosterona cerca de 7 a 8 vezes maior que as mulheres. 

O extrato do Tribulus terrestris é bastante conhecido por aumentar os níveis de testosterona no corpo e como consequência disso, há uma melhora na performance nos treinos. O extrato proporciona maior força, melhorar o rendimento físico e com isso, aumentar a massa muscular.

Essa pode ser uma alternativa mais viável e menos arriscada ao uso dos anabolizantes. Estes, costumam elevar os níveis hormonais a números muito altos e com isso prejudicam bastante a saúde de quem os consome.
O nível alto de testosterona no corpo é responsável, não somente pelo aumento da libido e do desempenho sexual, mas, também, de melhorar o anabolismo muscular, ou seja, fornecer uma maior definição muscular e aumentar a massa magra, diminuindo o teor de gordura corporal.
Em outro artigo aqui no Treino Mestre nos falamos mais a fundo sobre a testosterona,nesse artigo: Testosterona – Aumente sua produção natural e tenha excelentes ganhos de massa muscular

Alguns benefícios

 A Tribulus terrestres ainda está em estudo aqui no Brasil. As pesquisas sobre essa planta ainda são recentes e merecem maior aprofundamento. Uma pesquisa realizada na China com ratos mostrou uma significante redução da glicemia, tanto em ratos diabéticos (40,67%) e saudáveis (redução de 26,25%). Os pesquisadores também conseguiram constatar uma redução dos triglicérides em 23,35%. 
 Quanto ao benefício relacionada com a redução da pressão arterial, um grupo de cientista induziu 32 ratos a desenvolver hipertensão e depois, apenas 8 deles foram submetidos ao consumo diário de Tribulus terrestris. A pressão arterial sistólica nesses ratos foi significativamente menor em comparação aos ratos sem o tratamento com a substância em questão.
3° Quanto ao fato da elevação dos níveis de testosterona há estudos controversos. Uma pesquisa na Bulgária feita com jovens entre 20 e 36 anos demonstrou que não houve diferença entre o grupo controle o grupo no qual foram administrados 3 doses diárias de Tribulus terrestris durante 4 semanas.
A questão é que o Tribulus terrestris é uma substância adaptógena, ou seja, ela ajuda a equilibrar os níveis de testosterona. Assim, em pessoas saudáveis, sem nenhum tipo de desequilíbrio hormonal, o Tribulus terrestris não fará um efeito significativo.
Outros benefícios foram citados por pesquisas sobre as substâncias contidas na planta, como:
  • a melhoria na ovulação e na libido, para mulheres;
  • melhora de dores de cabeça e o humor;
  • diminui o cansaço e teores de colesterol;
  • e aumenta a autoestima.
Muitos atletas fisiculturistas fazem uso dessa erva com o propósito de aumentar o teor de testosterona no sangue e, consequentemente, melhorar suas performances durante os treinos musculares, dando maior força e resistência, além de causar maior definição muscular.

Os seus efeitos nas mulheres

O Tribulus terrestris pode oferecer também benefícios para as mulheres assim como para os homens. Como ele consegue equilibrar os níveis hormonais, no sexo feminino foi verificado o aumento da libido, aumento da fertilidade e melhora no desempenho sexual.
  • Ajuda a reduzir a retenção de líquidos, já que tem ação diurética;
  • diminui a irritabilidade;
  • é utilizado no tratamento da menopausa;
  • em casos mais graves de TPM, já que tem ação analgésica e alivia as dores de cólicas menstruais.
Para gestantes e lactantes é proibido o uso do produto por falta de estudos que possam garantir o bom desenvolvimento da criança.

Efeitos colaterais do Tribulus terrestris

Um estudo com ovelhas conseguiu identificar um efeito adverso muito grave causado pelos agentes alcaloides da Tribulus terrestris. Após alguns meses ingerindo 54 mg/kg da substância, elas começaram a apresentar paresia e falta de coordenação motora na marcha. Os alcaloides interagiram diretamente com o DNA neuronal e de uma forma irreversível.
No caso de uma ingestão em excesso pode ocorrer uma piora do quadro em pacientes portadores de câncer de próstata ou câncer de testículo. Justamente por esse motivo, o Tribulus terrestris deve ser evitado por qualquer pessoa que tenha câncer.
Mulheres  que já apresentam algumas características masculinas como excesso de pelos, voz grossa e outras também deve evitar ingerir essa substância. Gestantes, lactantes e crianças estão proibidas de fazer o uso do produto.
O tribulus terrestris não é recomendo para pessoas hipertensas ou com problemas cardíacos.
Não são relatados muitos efeitos colaterais em seu uso, apenas os mais comuns são:
  • aparecimento de acne;
  • desconfortos estomacais.
Efeitos que desaparecem após a suspensão do uso.

Tribulus engorda ou emagrece?

Quanto a dúvida se o tribulus engorda, não engorda, até porque depende de outros fatores como a dieta que podem influenciar diretamente nisso, do que apenas o efeito primaria da substância. O aumento de peso com o uso do tribulus terrestris seria atribuído apenas se houver alterações hormonais, ou seja, estar tomando a substância sem controle e acompanhamento profissional.
Isso também serve quanto a questão do emagrecimento. O tribulus terrestris não tem efeito direto na perda de gordura, já que não possui ação termogênica. Indiretamente, se ele promove o aumento de massa muscular quando aliado a dieta para hipertrofia e treinos de musculação, todo esse cenário irá contribuir para ter um corpo em forma perdendo gordura e ganhando massa muscular.
O que não podemos afirmar, pelo menos com os estudos atuais, é que o tribulus tem efeito direto no emagrecimento ou ganho de gordura. 

Como tomar e Dosagem do Tribulus Terrestris

A dosagem comumente indicada é de 250 até 1500 mg de Tribulus por dia sendo que as doses podem ser divididas em 3 vezes ao dia de 250 mg e ingeridas das principais refeições. Porém, esse valor pode ser alterado, pois tudo depende da necessidade do seu organismo e da concentração do extrato que o produto que você comprou oferece.
A melhor forma de saber a dosagem exata do produto para o seu corpo é consultando um médico. Se você estiver com as taxas de testosterona inalteradas, possivelmente não fará sentido algum o consumo desse suplemento para você e doses extras desse hormônio no organismo pode causar efeitos indesejáveis.
Ao fazer dessa maneira, é possível ver respostas do organismo mais rápidas e eficientes. O efeito da erva pode diminuir com o uso prolongado, portanto aconselha-se que ela seja usada em ciclos, para não perder sua força e eficiência. Ciclos de 3 semanas, em  que o usuário segue tomando 750 mg ou 1500 mg, divididos no decorrer do dia; depois, entre 1 e 3 semanas, sem fazer uso do mesmo.
Grosso modo falando, na forma de suplementos, a erva Tribulus Terrestris se encaixa na categoria de pró-hormonal (natural), temos um artigo específico aqui no Treino Mestre onde falamos só dos pró-hormonais onde pode ser a seguir: Pró-Hormonais – O que são e efeitos colaterais
Aqui no Brasil, a Anvisa classificou a erva Tribulus Terrestris como um fitoterápico na categoria de Agente Ergogênico Nutricional, resumindo, não pode ser vendido como suplemento alimentar, apenas em farmácias de manipulação.



Tribulus Terrestris no pós ciclo

Muitos usuários de esteroides anabolizantes tem usado a Tribulus Terrestris para estimular a produção endógena da testosterona ao final dos ciclos, conhecida como terapia pós ciclo (TPC), já que os níveis de testosterona caem muito durante o uso dos anabolizantes, não vou me aprofundar muito nessa parte já que muitas dessas pessoas que fazem esse tipo de TPC, não fazem exames para comprovar mesmo se os níveis hormonais foram normalizados após uso, assim como também não existem estudos que  comprovem a eficácia.
A utilização de suplementos em ciclos é usada, principalmente, para aquelas substâncias que são prejudiciais para a saúde se ingeridas em excesso. Assim, o ciclo pode ser formado, por exemplo, de 3 semanas de uso (período on) com o intervalo de 1 a 3 semanas sem uso (período off).
Esse produto pode ser usado por homens e mulheres que desejem ter um aumento no desempenho durante o treino muscular. Além daqueles que querem aumentar a eficiência da musculação, pessoas que estão fazendo dietas restritivas prolongadas, homens  que estejam tendo declínio no hormônio testosterona, e usuários de esteroides e pessoas com hipogonadismo também podem utilizar o Tribulus. Porém, para que ocorra aumento de testosterona no organismo é necessário que tenha o mínimo de gordura corporal para isso. Tendo em vista isso, pessoas muito magras e que tenham já um baixo teor de gordura não são aconselhadas a fazer uso do produto.
Para adicionar o suplemento Tribulus ao seu treino físico, primeiramente, é importante consultar um médico e um profissional do esporte para que sejam feitos exames. É importante que o atleta fale para seu médico sobre as possibilidades e a melhor maneira de usar o suplemento.
Referências:JÚNIOR, Hernani Pinto de Lemos; LEMOS, André Luis Alves de; LEMOS, Ligia Maria Dolce de.  Tribulus terrestris. Nutrologia. Diagnóstico e Tratamento. 2011; 16(4): 170-3.

Professor Mar e as suas Crionças.

 Ah, vamos mergulhar no mundo do jiu-jitsu brasileiro, onde os tatames são a nossa tela, e os praticantes – bom, eles são um bando colorido!...

Postagens mais visualizadas