fonte: https://www.bjjnerd.com.br/coaching/4-dicas-para-conseguir-um-patrocinio-no-jiu-jitsu/
Uma das maiores dificuldades para quem busca ser um atleta profissional de Jiu Jitsu é conseguir um bom patrocínio. Com os altos custos para lutar campeonatos, tratamentos médicos, materiais esportivos e suplementação, muitos praticantes desistem deste sonho por falta de incentivo e apoio.
Mesmo com o desenvolvimento do esporte, ainda é um grande desafio ter um patrocinador no Brasil quando comparado a outros países. Isso acontece principalmente pela falta de credibilidade oferecida aos atletas às empresas. Entender que as horas dedicadas para a evolução técnica do Jiu Jitsu são apenas uma parte da esfera do atleta é o primeiro passo para mudar essa realidade.
Neste post vou dar 5 dicas para quem quer obter um retorno financeiro pelo Jiu Jitsu. Essa não é uma tarefa fácil e exige muita dedicação, porém com persistência você estará um passo mais perto de atingir o sucesso. Assim como qualquer treino de competição, este é mais um dos obstáculos que o atleta deve superar para chegar no tão sonhado título de campeão mundial de Jiu Jitsu. Esperar que as empresas venham até você, ainda mais se é um atleta amador buscando o profissionalismo, é o primeiro erro que você pode cometer!
Crie um Curriculum
Para o patrocinador é muito importante saber quem é a pessoa que está pedindo seu apoio. Mostre seus campeonatos vencidos, premiações (colocações em ranking, melhor lutador), número de medalhas, entrevistas para revistas, jornais, sites, televisão, etc. Independente da sua quantidade de títulos, ter um curriculum mostra profissionalismo e que você realmente é um atleta que leva o esporte a sério. Erros de português podem ser fatais nessa etapa do processo.
O objetivo deste documento é que para o patrocinador fique claro quem é você no Jiu Jitsu. Atualmente, existem diversos modelos de curriculum na internet. Para você começar a ganhar dinheiro com o esporte, o primeiro passo é mostrar o que você já fez. Então agora é a hora de escolher um modelo (ou até mesmo criar o seu) e colocar a mão na massa. Mas não se esqueça, este é muitas vezes o seu primeiro contato com a empresa, então um documento profissional te trará um tratamento profissional.
Quer treinar melhor? Clique aqui e evite esses 5 erros que matam seu gás no Jiu Jitsu.
Mostre sua agenda
Além de mostrar o que você já fez é importante deixar claro seus objetivos. Ter uma lista com os próximos campeonatos ou seminários que você pretende participar é um meio bastante eficiente de oferecer retorno a uma marca que utiliza de você como um meio de exposição. Informar a região, tamanho do evento e as formas de transmissão na mídia são algumas das artimanhas que você pode usar na hora de demonstrar valor a empresa abordada.
Outra forma bastante interessante de valorizar o seu parceiro é estar a disposição dele. Em eventos de divulgação que a empresa planeja participar, ofereça a sua participação. Além de esta ser uma vitrine para o atleta, isso demonstra que a empresa esta preocupada com o crescimento do esporte em nosso país.
Busque empresas certas para patrocínio
Uma das formas de se conectar com outra pessoa é através da crença. Encontrar pessoas que acreditem nas mesmas coisas que você é essencial para formar uma parceria. No hora de procurar patrocínio isso não é diferente. Tornar-se parceiro de um empresário que não goste de lutas provavelmente será mais difícil do que com uma empresa de artigos de luta.
Mas como descobrir isso? Dentro do Jiu Jitsu temos diversos atletas que já são patrocinados. Estar atento a organizações que já oferecem apoio pode ser um corta caminho nessa jornada. Se eles já acreditam no esporte, você deve mostrar-se diferente. O comprometimento, dedicação e profissionalismo são os diferenciais na hora de negociar.
Outra saída bastante comum é contactar conhecidos. Por ver o seu esforço todos os dias (ou acompanhar grande parte dele), familiares, amigos de longa data ou empresas nas quais você já é cliente, estão mais predispostas a investir no seu sonho. Lembre-se, você deve encontrar um parceiro que além de tudo ficará feliz com o seu sucesso.
Ofereça retorno
Assim como os patrocinadores nas camisetas de futebol, o seu kimono de Jiu Jitsu é o seu espaço para a exposição da marca. Mostrar de forma clara onde o seu parceiro estará presente é essencial para o sucesso do negócio. Como para você o benefício desta parceria é financeiro, para ele o retorno também deve estar claro.
Estar presente nas redes sociais, dar seminários e participar de campeonatos são algumas dessas formas. Porém isso tudo ainda é muito subjetivo. Para extrair o máximo desta parceria, algumas respostas podem trazer clareza para os dois lado:
- Onde a marca será exposta?
- Quantas publicações da marca farei por semana? E por mês?
- Quais eventos participarei no período de parceria?
- Etc…
Agora que você já sabe o que fazer para buscar um patrocínio é hora de colocar a mão na massa. Encontrar alguém para apoiar a sua carreira pode ser um desafio, por isso a solução é encontrar alguém que acredite em você!
E você já conseguiu patrocínio? Como foi essa experiência? Caso tenha alguma dúvida comente que responderemos. Não esqueça de compartilhar esse post com seu amigo que está querendo ser campeão mundial.
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