Foi realizado no dia 22 de setembro o III OPEN de Jiu Jitsu do Recôncavo,com participação de 136 atletas inscritos de diversas regiões tais como: Salvador, Nazaré, Castro Alves, Amargosa, Valença, Taperoá, Jaguaquara, Itiruçu, Cruz das Almas, Gandú e da cidade sede, Santo Antonio de Jesus.
É o terceiro ano consecutivo que esse evento vem acontecendo, tomando fôlego. Começou como algo pontual, mas já está fazendo parte do calendário de lutas das cidades do recôncavo baiano.
A partir desse ano foi instituída uma Liga de Jiu Jitsu do Recôncavo, que terá representantes em todas as cidades do recôncavo baiano, e vamos estabelecer um calendário para visitar todas elas, seja com um campeonato, um seminário de técnicas e ou de arbitragens, cursos de primeiros socorros, enfim, o Jiu Jitsu andando pra frente, tomando um caráter mais organizado e profissional, para que os atletas, quando se depararem com eventos maiores, que é o sonho e a meta de muitos deles, possam já estar adaptado a todos os ambientes de lutas, não apenas aos tatames, mas a toda força que vem na estrutura de um evento de Jiu Jitsu.
Equipes como Red Scorpion, Corpo e Mente, Art of Temple, Raiz, De la Riva, GFTeam fizeram com que o evento fosse belo.
Recentemente, o lutador de Jiu Jitsu competitivo Keenan Cornélius, fez um comentário em sua página pessoal de Jiu Jitsu, sobre algumas possibilidades fictícias, inclusive disse que no cenário atual Hélio Gracie e Rickson Gracie teriam nível de faixas roxas duros. É óbvio que temos todos a nossa liberdade de opinião e expressão, mas penso que algumas figuras que formam opinião, penso eu ser esse um mal moderno, já que muitos formadores de opiniões só precisam ser famosos, e há inúmeros famosos babacas, penso que esses formadores de opinião não deveriam apenas falar o que pensam, mas também pensar o que falam. Como comparar o futebol de Pelé com alguém da atualidade, se tudo mudou? Desde a chuteira até a qualidade dos gramados. Desde a alimentação até a qualidade dos exames e tratamento de saúde. Penso que sempre que haja essa comparação entre épocas distintas, que haja pelo menos um parâmetro razoável para avalia-las.
Partindo do cenário de luta regional, local. Eu particularmente nunca vi um praticante de capoeira criticar Mestre Bimba por não ter executado um triplo mortal grupado, ou criticas dos praticantes de Judô por Jigoro kano não ter uma pegada muito firme.
Citarei recortes de uma matéria do site : agfight.com.br/astro-do-jiu-jitsu-mundial-pede-desculpas-apos-polemica-com-a-familia-gracie/ que fala muito bem sobre o assunto.
Um dos nomes mais conhecidos do jiu-jitsu na atualidade, Keenan Cornelius se envolveu em uma grande polêmica com a família Gracie, responsável pela criação e difusão da arte suave. Em seu podcast, chamado ‘The Matburn’, o lutador questionou a impossibilidade de se falar algo de negativo sobre Hélio e Rickson Gracie, especificamente, além de declarar que hoje em dia eles teriam apenas o nível de um faixa-roxa (duas graduações antes da preta). Com a repercussão negativa de suas palavras dentro da comunidade esportiva, Cornelius divulgou um vídeo desculpando-se pelo mal estar gerado
No podcast, Keenan afirmou que entende a necessidade de mostrar respeito pelos pioneiros da arte suave. No entanto, o lutador reclamou de uma ‘regra não escrita’ que impede os praticantes de questionarem a qualidade de Hélio e Rickson. Após o impacto causado por suas declarações, o faixa-preta publicou em seu canal no ‘Youtube’ uma explicação sobre o que considera ter sido um mal entendido. Com uma clara mudança de tom, o americano insistiu que estava apenas dando a sua opinião, mas aproveitou a oportunidade para se desculpar com os possíveis ofendidos.
“Recentemente um veículo de comunicação fez uma manchete controversa que dizia: ‘Keenan Cornelius afirma que Rickson e Hélio Gracie seriam equivalentes a faixas-roxas’. Foi tirado do meu podcast com o Josh Hinger, onde nós discutimos tudo sobre jiu-jitsu. Situações hipotéticas, coisas reais que aconteceram, e até histórias inventadas. É entretenimento. Sobre eles serem faixas-roxas, o contexto é que estávamos conversando sobre ter muitas técnicas novas hoje em dia, não apenas as que eu criei, mas todos os novos movimentos que estão aparecendo nos últimos 20 anos, que mudaram o jiu-jitsu. Acho que qualquer faixa-preta de 30 ou 40 anos atrás teria dificuldades nesse novo ambiente, e estou falando do esporte, que é o que eu faço. Não estou falando de como a arte funciona em uma luta de rua. O Gracie jiu-jitsu é perfeito para se defender em uma situação dessas. Obviamente, se eles treinassem hoje em dia, eles seriam muito bons. Acho que foi um mal entendido sobre qual era o ponto da conversa. Eu estava apenas dando a minha opinião. Me desculpem se alguém se sentiu ofendido”, declarou Keenan.
No dia 22 de setembro, acontecerá no Clube dos 100, na Cidade de Santo Antonio de Jesus, o III Open Red Scorpion de Jiu Jitsu, idealizado pelo Mestre em Jiu Jitsu e Grão Mestre em Hap Ki Do Clóvis Botelho e seu aluno Washington Ramos.
Localizada a 187 KM de Salvador, Santo Antonio de Jesus é considerada a capital do recôncavo baiano, com um comércio forte e uma população de cerca de 101 mil pessoas, mas uma população flutuante maior por causa do seu forte comércio.
Santo Antonio de Jesus e todo recôncavo baiano abriga também diversas escolas de Jiu Jitsu, como a Red Scorpion, De La Riva, Nova União, Gracie Barra e Raiz Jiu Jitsu.
São justamente essas escolas que farão a festa no dia 22 de setembro, Festa para toda família.
O evento começara às 09 horas e a entrada será 1 kg de alimento não perecível. Oss
EM MOMENTOS DE INÚMEROS E INCONTESTES EPISÓDIOS DE NECESSIDADE DE UM APARECIMENTO NO MUNDO VIRTUAL, O PARAJIU JITSU BAHIA, NÃO SURGIU COMO UM GRUPO ISOLADO, SURGIU COM INTUITO EXCLUSIVAMENTE VOLTADO PARA O BEM DOS PARATLETAS. EXCLUINDO BENEFÍCIOS DE MARKETING PESSOAL, FINANCEIRO, POLÍTICO OU ELEITOREIRO. FALO ISSO PORQUE, APESAR DE NÃO SER PARATLETA E NEM TER NENHUM PARATLETA OU PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA FAMÍLIA, ABRACEI COMO SE FOSSE UM PROBLEMA MEU ESSA CAUSA TÃO NOBRE, E PORQUE NÃO DIGAMOS TAMBÉM, COMUM. SIM, PORQUE AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NÃO SÃO UNS ACHADOS DE OUTRO PLANETA, ELAS PULULAM AOS MONTES EM NOSSA SOCIEDADE, QUE ESTÁ CADA VEZ MAIS INCLUSIVA, MAS A ANOS LUZ DE DISTANCIA DO CENÁRIO IDEAL. UM CENÁRIO POLÍTICO QUE DOMINOU NOSSO BRASIL E SE PREOCUPOU COM CAUSAS, NÃO DIGO MENOS IMPORTANTE, MAS TALVEZ MENOS URGENTE QUE A VALORIZAÇÃO E INSERÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM NOSSA SOCIEDADE,. RARAMENTE ESSE BLOG É ESCRITO EM PRIMEIRA PESSOA, MAS HÁ ARTIGOS QUE FAÇO QUESTÃO DE DIZER QUE É SIMPLES E TÃO SOMENTE UMA OPINIÃO MINHA. PARA MUITO ALÉM DO PARA JIU JITSU OU DOS PARATLETAS, HÁ UMA GAMA ENORME DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS QUE PRECISAM SER INSERIDAS, COMPREENDIDAS, MAS PENSO QUE TAMBÉM, NÃO SER IDOLATRADAS, POIS É MAIS UM SER HUMANO, COMO MILHARES DE OUTROS NA SOCIEDADE HETEROGÊNEA QUE SEMPRE HAVERÁ.
TIVEMOS AGORA (2019) A MAIOR E MELHOR PARTICIPAÇÃO NOS JOGOS PANAMERICANOS, MAS MUITO POUCO FOI MOSTRADO, MUITOS ATLETAS TIRANDO DO BOLSO O DINHEIRO PARA COMPETIR, POIS NÃO HÁ APOIO. SE BEM QUE A REALIDADE DO BRASIL É ESSA EM QUASE TODA GAMA DE ESPORTES, TALVEZ QUATRO OU CINCO ESPORTES MOVIMENTEM MUITO DINHEIRO FEDERATIVO, E OS DEMAIS, OS ATLETAS QUE SE VIREM. O OURO É DO BRASIL, E A FALTA DE APOIO TAMBÉM.
PARATLETA CLASSE B DEIVIDE
PARTINDO DE UM CONTEXTO MACRO PARA UM MICRO, FALANDO DE PARAJIU JITSU BAHIA, NOS ORGANIZAMOS DENTRO DA FEDERAÇÃO BAIANA DE JIU JITSU E MMA (FBJJMMA) E ORGANIZAMOS OS PARATLETAS PARA LUTAR, VANGUARDA, NINGUÉM HAVIA FEITO ANTES NA TERRA DOS PAPAGAIOS. VOU FAZER DISSO MEU SLOGAN POLITICO? CLARO QUE NÃO. A VIDA JÁ ME ENSINOU MUITO, INCLUSIVE QUE NÃO SE PODE TAPAR O SOL COM A PENEIRA. HÁ UM ESPAÇO PARA TODOS, HÁ UM IMENSO VAZIO. VOCÊS LEMBRAM QUANDO CABRAL PARTE A CASCA DO OVO E O BOTA EM PÉ? TODOS NA MESA DISSERAM: 'ISSO TAMBÉM EU FARIA'. FARIAM MAS NÃO FIZERAM . A FEITURA É DE TODOS, O SOL NASCE PARA TODOS, MAS SERIA UMA VILANIA E UMA CHARLATANICE, UMA CANALHICE ENORME DE MINHA PARTE SE EU FALASSE DE PARAJIU JITSU NA BAHIA SEM FALAR DE JEFERSON, DE PIT, DE TANAILSON, DE QUEM CHEGOU PRIMEIRO. ENFIM, GRAÇAS A DEUS E A EDUCAÇÃO DE MEUS PAIS EU SOU ASSIM. O MOVIMENTO VAI CONTINUAR, VAI CRESCER, OUTRAS PESSOAS VIRÃO, POIS NÃO FICAREMOS AQUI PARA SEMPRE. VIVA O PARA JIU JITSU, O PARATLETISMO, O PARADESPORTO, ONDE E POR QUEM ELE SEJA PRATICADO. EU AGORA ESTOU EM OUTRA EMPREITADA, MAS COM A CONSCIÊNCIA DE QUE PALAVRAS MENTEM, AÇÕES NÃO. OSS #SENSEI SIGNIFICA AQUELE QUE CHEGOU PRIMEIRO