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Resultados da pesquisa
sexta-feira, 8 de setembro de 2017
quinta-feira, 7 de setembro de 2017
Crossfit. Chegou para ficar.
O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados. Normalmente esses movimentos se enquadram em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico, ou cardio. O CrossFit é o método de treinamento que mais cresce atualmente no mundo, por proporcionar a mais completa adaptação físiológica possível no seu praticante, independente da idade ou nível físico do mesmo.
Treinando CrossFit, buscamos desenvolver e melhorar todas as nossas capacidades físicas, são elas: resistência cardiovascular (respiratória), resistência muscular, força, flexibilidade, precisão, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação e velocidade.
Em um treino típico, atletas e praticantes irão fazer um aquecimento, a prática de uma técnica ou segmento de treinamento de força e depois o WOD (workout of the day), ou treino do dia. A montagem do WOD muda de dia para dia, mas tipicamente inclui uma mistura de exercícios funcionais feitos em alta intensidade por um período que geralmente varia entre 5 a 20 minutos.
O principal equipamento para a sua prática é o nosso próprio corpo. Mas, também utilizamos técnicas e equipamentos específicos como barras e anilhas olímpicas, kettlebells, pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos, correntes entre outros.
Crucial no CrossFit também é o fato de que é o Esporte do Fitness – o método tenta promover a camaradagem natural, competição saudável e a diversão do esporte, ao manter tempos, marcações e definir regras e padrões de performance, que podem variar de WOD para WOD.
Por meio de um programa único de treinamento baseado em movimentos naturais, funcionais e sempre variados, o CrossFit garante um treino completo, diferenciado, desafiador e altamente eficiente, tanto mentalmente como esteticamente, e para toda nossa saúde em geral.
Dentre os benefícios do CrossFit, podemos citar:
- Aumento da força
- Redução de medidas e percentual de gordura
- Melhora na flexibilidade
- Melhora na capacidade cardiovascular e respiratória
- Aumento de explosão e velocidade
- Aumento de resistência muscular
- Melhora no equilíbrio
- Redução de stress
- Definição de tônus muscular
- Treinamento altamente eficiente aonde em menos tempo pode-se atingir resultados incríveis
- Treinamento que fortalece o corpo por inteiro
- Excelente treino preparatório para atletas
- Espírito de equipe
- Aumento da auto-confiança
- Melhora no desempenho em corridas de longa e curta distância
- Prevenção de lesões, quando praticado com o auxílio de profissionais qualificados
- Aumento de energia
- Pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive grávidas, idosos e crianças, desde que acompanhado por profissionais qualificados
“Em síntese, CrossFit é, simplesmente, um esporte. O esporte do fitness.”
Fonte: https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://bsbcrossfit.com/o-que-e-crossfit/&ved=0ahUKEwjB2cK-s5PWAhWLwlQKHRJKDqIQFghoMAM&usg=AFQjCNEa0qQjiGrLZPFP6XyVRxv3Q6b5aw
segunda-feira, 1 de maio de 2017
AUGENCIO FELIX DE ALMEIDA
LUTO
BOXE BAIANO PERDE UM DOS SEUS MAIORES ÍCONES
Augencio Almeida era uma pessoa do bem, um homem de luta, literalmente falando, o Boxe da Bahia e do Brasil está muito triste. A minha primeira luta foi em uma preliminar dele, sempre o admirei como atleta e como ser humano...fez muito pelo Boxe da Bahia, deixou um grande legado e ele vai está sempre junto com a gente nas nossas memória e nas nossas conquistas!! Grande mestre Augencio Almeida! Saudades! 🥊
Por: Luiz Dórea
sexta-feira, 28 de abril de 2017
ENTREVISTA COM O MESTRE - CLÓVIS BOTELHO
Grão Mestre em Hap Ki Dô, Professor de Jiu Jitsu da Equipe Red Scorpion em Santo Antonio de Jesus, Recôncavo Baiano, vamos conhecer um pouco do perfil do Mestre Clóvis Botelho.
EZ- O senhor realizou no dia 23 do mês de abril de 2017 um excelente evento de Jiu Jitsu no Recôncavo Baiano. O Open do Recôncavo Red Scorpion, que apesar de pequeno foi bem organizado. Nos fale desse evento?
CB- A ideia nossa é fazer com que todos os praticantes de JiuJjitsu tivesse uma competição bem mais próxima da sua região.
EZ- Há previsões para próximas etapas?
CB-A pretensão nossa é que seja anual o Open de Jiu-Jitsu no Recôncavo.
EZ- A sua Equipe, a Red Scorpion usa o Jiu Jitsu Kodokan. Seria esse o Jiu Jitsu Japonês?
CB-Sim, o Jiu Jitsu tradicional.
EZ-Além de Professor de Jiu Jitsu, o senhor é Mestre em Hap Ki Dô. Qual o seu estilo e a quanto tempo pratica cada arte?
CB- Sou Grão Mestre de Hap Ki Do. Comecei a prática dessa modalidade em 1985 na Av. Carlos Gomes em Salvador, no Clube de Artes Marciais Coreana. No Jiu Jitsu sempre treinei com o Mestre Ary Dantas.
EZ- Por falar em Hap Ki Dô, em junho de 2017 acontecerá na Cidade de Santo Antonio de Jesus o Segundo Intermunicipal de Hap Ki Dô do Reconcavo. Qual magnitude desse evento?
CB-Bem, a previsão nossa é para 130 atletas de todas a regiões inclusive de Salvador.
EZ- A sua Equipe Red Scorpion que já é grande no Hap Ki Dô e no Jiu Jitsu em Santo Antonio de Jesus, vem crescendo bastante em Salvador. É algo natural ou um crescimento anteriormente
pensado?
CB- Na verdade é um crescimento pensado que iniciamos no ano de 2000.
EZ- Deixa uma mensagem aos leitores do Blog.
CB- Mensagem: Só fica bom quem treina.
quarta-feira, 26 de abril de 2017
I OPEN DO RECONCAVO DE JIU JITSU RED SCORPION
REALIZADO NA CIDADE SANTO ANTONIO DE JESUS, O PRIMEIRO EVENTO, APESAR DE PEQUENO, FOI UM SUCESSO.
Realizado no domingo, dia 23 de abril de 2017, o I OPEN DO RECONCAVO DE JIU JITSU, foi um evento modesto, mas muito bem feito. Vimos uma organização e tratamento dado aos atletas exemplar.
Contou com atletas de várias agremiações, como Red Scorpion, Nova União, Gracie Barra, GFTeam, dentre outras. O absoluto preta foi fechado pela Equipe Nova União. Enfim, esperamos que para o bem do Jiu Jitsu baiano, mais eventos como esse continuem acontecendo, pois a tendencia natural é de crescer.
Contou com atletas de várias agremiações, como Red Scorpion, Nova União, Gracie Barra, GFTeam, dentre outras. O absoluto preta foi fechado pela Equipe Nova União. Enfim, esperamos que para o bem do Jiu Jitsu baiano, mais eventos como esse continuem acontecendo, pois a tendencia natural é de crescer.
quinta-feira, 20 de abril de 2017
Com a profissionalização do Jiu Jitsu, ainda há espaço para o “fechamento” de finais?
Ótimo artigo abordado pelo excelente Site bjjforum.com.br o qual decidimos postar com o devido crédito. Assunto atual e talvez polêmico.
Posted by: Bruno Fugazza in Análise e palpites, Brasil, Colunas, Competições, Destaques, Exterior, Jiu Jitsu, News, Top
Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, a competição de maior prestígio da Arte Suave. Atletas, praticantes e admiradores esperam por um ano para sentir a emoção dos confrontos entre os melhores lutadores do mundo. Domingo, dia das finais da faixa preta. Expectativa para os confrontos que valem o título de campeão mundial de Jiu-Jitsu. Chega a informação que os finalistas não vão lutar e sim “fechar” a final. Anticlímax, balde de água fria.
O “fechamento” de lutas entre atletas de mesmo time ou origem é um prática corriqueira e controversa no universo do Jiu-Jitsu, ocorrendo nas finais de categorias, mas que sempre gera debate e discussões acerca dos motivos para que ela aconteça e os reflexos causados no nosso esporte.
Existem alguns tipos de fechamento entre atletas nas competições: entre parceiros de treino, entre professor e aluno, entre amigos pessoais (ainda que de equipes distintas) e o fechamento entre colegas mas onde a hierarquia da graduação é invocada. Existe ainda o encontro entre companheiros de time nas fases anteriores às finais, onde um dos atletas abre caminho para o outro sem que haja luta.
O argumento comum dos adeptos dessas práticas é que não se sentem à vontade para lutar “à vera” com um parceiro de treinos diários, com quem compartilham as técnicas, os estilos de jogo e as estratégias. Esses lutadores enxergam o fechamento de uma final como a “divisão” do título, considerando os dois finalistas como campeões, ainda que oficialmente as medalhas de ouro e de prata sejam definidas.
Vejamos agora pelo lado do público.
O fechamento de finais pode gerar desinteresse dos espectadores, que no decorrer das lutas já imaginam que o atleta A faz questão de não lutar contra o atleta B, que por sua vez é amigo do atleta C e também não quer enfrentá-lo.
A perspectiva de fechamento de finais também pode afastar patrocinadores, que não terão suas marcas divulgadas na final de determinada categoria, uma vez que os lutadores fecharam q não vai haver luta. Cobramos tanto apoio para o nosso esporte e não oferecemos a contrapartida de profissionalismo total. Profissionalismo como o das irmãs Vênus e Serena Williams, que cresceram juntas, treinaram juntas durante toda a vida e nos presentearam com confrontos espetaculares, sem deixarem de ser irmãs!
Apesar de ser um esporte de luta, o Jiu-Jitsu competitivo não possui golpes traumáticos como socos e chutes, não proporcionando a sensação desconfortável de socar ou chutar para valer um amigo. A luta em campeonatos assemelha-se muito ao treino na academia, só variando na intensidade e adrenalina causadas pelo ambiente do evento de competição.
Existem algumas maneiras de evitar ou diminuir a possibilidade de fechamento nas finais, mas vamos tratar de duas apenas, que deveriam ser aplicadas juntas: a limitação do número de atletas da mesmo equipe por cada categoria e a montagem das chaves.
Dois atletas por equipe em cada categoria seriam postos do mesmo lado da chave, para lutarem na primeira ou segunda luta. Desta forma, o atleta que abrir passagem para o companheiro de time não teria a possibilidade de conquistar medalha. Isso traria consequências negativas no rankeamento e na hora de buscar patrocínios e seminários, fazendo com que nenhum atleta aceitasse abrir passagem sem lutar.
Tal possibilidade não tem como objetivo prejudicar individualmente nenhum atleta, mas sim trazer às competições do Jiu-Jitsu uma postura totalmente profissional dos seus lutadores.
Concordam? Discordam?
Opinem!
FONTE:
bjjforum.com.br
FONTE:
bjjforum.com.br
sexta-feira, 20 de janeiro de 2017
Conheça o esporte certo para cada idade do seu filho
As atividades variam de acordo com a faixa etária da criança
Muitos pais se perguntam qual a idade
adequada para matricular seus filhos em determinados esportes. Para
esclarecer melhor essa questão, especialistas de várias modalidades
dizem qual a melhor atividade para cada faixa etária.
:: Natação
A natação pode ser praticada a partir da primeira infância, sem restrição de idade. Ou seja, com poucos meses, o bebê já pode se dedicar às atividades na piscina.
Os cuidados ficam por conta da evolução que, inicialmente, é feita de maneira lúdica, com alguma técnica, para só depois partir para o treinamento propriamente dito. O ideal é que as crianças só comecem a participar de competições a partir dos 9 anos.
O volume de treino deve ser adequado à faixa etária e aos níveis de desempenho de cada um.
- Até 9 anos, não devem treinar mais de 3.500 m por treino;
- De 10 a 12 anos no máximo 6.000 m;
- Acima de 13 anos, já pode nadar mais de 6.000 m.
Fonte: Professor Fábio Mauro, foi atleta da seleção brasileira por oito anos, recordista brasileiro e sul-americano (200m peito) e, atualmente, é técnico da equipe infantil do Myrthle Beach Swim Team, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
:: Atletismo
A criança desde que começa a caminhar já está apta a fazer atletismo. A idade não determina a performance e sim a forma de execução da atividade. O recomendável é que até os 13 anos os exercícios sejam mais lúdicos, mas sempre trabalhando as habilidades de correr, saltar e lançar.
O programa inicial deve ser simples, mas com ênfase na técnica e na velocidade, em distâncias de no máximo 40 m. A criança não deve fazer nenhum treinamento láctico (onde ocorre acúmulo de lactato) antes dos 13 anos, e os treinamentos aeróbicos não devem passar de dez minutos. Esta fase de introdução é chamada de mini atletismo .
O treinador deve ter muita sensibilidade e critérios para trabalhar com as crianças sem sobrecarregá-las. Também fazem parte dos cuidados com os pequenos evitar correr em terrenos acidentados e muito duros, e, de uma a duas vezes por semana, a criança deve correr descalça em terreno macio como grama ou areia fofa para fortalecer a musculatura plantar.
Fonte: Lázaro Pereira Velázquez, mestre em ciências e jogos desportivos pela Universidade de Matanzas Cuba; coordenador de atletismo escolar da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT); treinador nível IV IAAF e professor dissertante nível I IAAF.
:: Futebol
Aos três anos de idade, já é possível ingressar numa escolinha de futebol para um trabalho mais lúdico. O treinamento mais específico, no qual serão passados os fundamentos do futebol, como chute a gol, passe e domínio de bola, começa por volta dos seis anos.
Ainda que essa criança não tenha o objetivo de subir de categoria e se tornar um profissional, inserir essa atividade na rotina dos pequenos traz diversos benefícios. Isso porque o futebol é um esporte coletivo que contribui para a sociabilização e pela formação do caráter do indivíduo, que precisa respeitar regras e a orientação de seu superior. Além disso, crianças que têm contato com essa atividade tendem a estar mais bem-preparadas para lidar com situações de vitória e derrota.
Do ponto de vista físico, trabalha muito a coordenação, a força, a velocidade e a resistência. Outro benefício é que, por ser um esporte de impacto, fortalece também a formação dos ossos.
Fontes: Cláudio Sparapani proprietário da escolinha de futebol do São Paulo Futebol Clube, São Paulo Futebol Center, e Ricardo Costa Ferreira, ex-jogador profissional e preparador de goleiros do Jabaquara Atlético Clube.
:: Artes marciais
As artes marciais na infância auxiliam no desenvolvimento disciplinar e psicomotor, trabalhando coordenação motora, equilíbrio e a condição cardiorrespiratória.
Todos os golpes são praticados para ambos os lados e esta bilateralidade trabalha o corpo da criança como um todo, equilibrando força, flexibilidade e coordenação.
Além dos benefícios físicos, essa atividade também promove a auto-estima, o controle emocional e a obediência.
A melhor idade para iniciar a atividade é por volta dos sete anos de idade, sendo que até os 13 anos o treinamento deve ser menos intenso no que se diz respeito aos combates. O treinador deverá impor os limites para evitar a sobrecarga de esforço que poderá ocasionar lesões nos pequenos, pois há uma grande ansiedade para as situações de luta.
Fonte: José Roberto Gonçalves Oliveira, fisioterapeuta especializado em acupuntura e quiropraxia, foi campeão brasileiro de luta greco-romana de 1986 à 1991.
:: Surfe
O imprescindível para a iniciação ao surfe é que os pais procurem uma escolinha especializada com equipamentos adequados e que minimizem os riscos. As pranchas utilizadas para esta etapa devem ser feitas de material soft, como o softboard e até capacete.
A partir dos quatro anos de idade é possível iniciar na atividade. Fazer parte de uma turma que esteja na mesma fase de aprendizado é muito importante, assim como a presença e o incentivo dos pais.
O professor deverá ter muita sensibilidade para adequar os estímulos a cada etapa do aprendizado para não causar frustrações e, de acordo com a evolução da criança, observar a necessidade de encaminhá-lo para aulas de natação, para que ele possa passar a rebentação e, conseqüentemente, chegar a uma fase mais avançada do esporte.
A iniciação também pode ser feita na piscina, inclusive isto é aconselhável durante os dias frios. As aulas na praia devem respeitar os horários apropriados, que são antes das 10h e depois das 16h.
Os principais benefícios da prática são a melhora auto-estima, sociabilização, coordenação motora, concentração, força e o fortalecimento do sistema cardiorrespiratório, além de colocar a criança em contato com a natureza.
Fonte: Cisco Araña, graduado de Educação Física Fefis Unimes, Coordenador da escola radical de surf em Santos SP, diretor da Cisco Araña Surf School e professsor da disciplina de Surfe na Faculdade de educação física Fefesp Unisanta, seu último título no surf é de Campeão Brasileiro de Longboard na categoria Super Master.
:: Natação
A natação pode ser praticada a partir da primeira infância, sem restrição de idade. Ou seja, com poucos meses, o bebê já pode se dedicar às atividades na piscina.
Os cuidados ficam por conta da evolução que, inicialmente, é feita de maneira lúdica, com alguma técnica, para só depois partir para o treinamento propriamente dito. O ideal é que as crianças só comecem a participar de competições a partir dos 9 anos.
O volume de treino deve ser adequado à faixa etária e aos níveis de desempenho de cada um.
- Até 9 anos, não devem treinar mais de 3.500 m por treino;
- De 10 a 12 anos no máximo 6.000 m;
- Acima de 13 anos, já pode nadar mais de 6.000 m.
Fonte: Professor Fábio Mauro, foi atleta da seleção brasileira por oito anos, recordista brasileiro e sul-americano (200m peito) e, atualmente, é técnico da equipe infantil do Myrthle Beach Swim Team, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
:: Atletismo
A criança desde que começa a caminhar já está apta a fazer atletismo. A idade não determina a performance e sim a forma de execução da atividade. O recomendável é que até os 13 anos os exercícios sejam mais lúdicos, mas sempre trabalhando as habilidades de correr, saltar e lançar.
O programa inicial deve ser simples, mas com ênfase na técnica e na velocidade, em distâncias de no máximo 40 m. A criança não deve fazer nenhum treinamento láctico (onde ocorre acúmulo de lactato) antes dos 13 anos, e os treinamentos aeróbicos não devem passar de dez minutos. Esta fase de introdução é chamada de mini atletismo .
O treinador deve ter muita sensibilidade e critérios para trabalhar com as crianças sem sobrecarregá-las. Também fazem parte dos cuidados com os pequenos evitar correr em terrenos acidentados e muito duros, e, de uma a duas vezes por semana, a criança deve correr descalça em terreno macio como grama ou areia fofa para fortalecer a musculatura plantar.
Fonte: Lázaro Pereira Velázquez, mestre em ciências e jogos desportivos pela Universidade de Matanzas Cuba; coordenador de atletismo escolar da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT); treinador nível IV IAAF e professor dissertante nível I IAAF.
:: Futebol
Aos três anos de idade, já é possível ingressar numa escolinha de futebol para um trabalho mais lúdico. O treinamento mais específico, no qual serão passados os fundamentos do futebol, como chute a gol, passe e domínio de bola, começa por volta dos seis anos.
Ainda que essa criança não tenha o objetivo de subir de categoria e se tornar um profissional, inserir essa atividade na rotina dos pequenos traz diversos benefícios. Isso porque o futebol é um esporte coletivo que contribui para a sociabilização e pela formação do caráter do indivíduo, que precisa respeitar regras e a orientação de seu superior. Além disso, crianças que têm contato com essa atividade tendem a estar mais bem-preparadas para lidar com situações de vitória e derrota.
Do ponto de vista físico, trabalha muito a coordenação, a força, a velocidade e a resistência. Outro benefício é que, por ser um esporte de impacto, fortalece também a formação dos ossos.
Fontes: Cláudio Sparapani proprietário da escolinha de futebol do São Paulo Futebol Clube, São Paulo Futebol Center, e Ricardo Costa Ferreira, ex-jogador profissional e preparador de goleiros do Jabaquara Atlético Clube.
:: Artes marciais
As artes marciais na infância auxiliam no desenvolvimento disciplinar e psicomotor, trabalhando coordenação motora, equilíbrio e a condição cardiorrespiratória.
Todos os golpes são praticados para ambos os lados e esta bilateralidade trabalha o corpo da criança como um todo, equilibrando força, flexibilidade e coordenação.
Além dos benefícios físicos, essa atividade também promove a auto-estima, o controle emocional e a obediência.
A melhor idade para iniciar a atividade é por volta dos sete anos de idade, sendo que até os 13 anos o treinamento deve ser menos intenso no que se diz respeito aos combates. O treinador deverá impor os limites para evitar a sobrecarga de esforço que poderá ocasionar lesões nos pequenos, pois há uma grande ansiedade para as situações de luta.
Fonte: José Roberto Gonçalves Oliveira, fisioterapeuta especializado em acupuntura e quiropraxia, foi campeão brasileiro de luta greco-romana de 1986 à 1991.
:: Surfe
O imprescindível para a iniciação ao surfe é que os pais procurem uma escolinha especializada com equipamentos adequados e que minimizem os riscos. As pranchas utilizadas para esta etapa devem ser feitas de material soft, como o softboard e até capacete.
A partir dos quatro anos de idade é possível iniciar na atividade. Fazer parte de uma turma que esteja na mesma fase de aprendizado é muito importante, assim como a presença e o incentivo dos pais.
O professor deverá ter muita sensibilidade para adequar os estímulos a cada etapa do aprendizado para não causar frustrações e, de acordo com a evolução da criança, observar a necessidade de encaminhá-lo para aulas de natação, para que ele possa passar a rebentação e, conseqüentemente, chegar a uma fase mais avançada do esporte.
A iniciação também pode ser feita na piscina, inclusive isto é aconselhável durante os dias frios. As aulas na praia devem respeitar os horários apropriados, que são antes das 10h e depois das 16h.
Os principais benefícios da prática são a melhora auto-estima, sociabilização, coordenação motora, concentração, força e o fortalecimento do sistema cardiorrespiratório, além de colocar a criança em contato com a natureza.
Fonte: Cisco Araña, graduado de Educação Física Fefis Unimes, Coordenador da escola radical de surf em Santos SP, diretor da Cisco Araña Surf School e professsor da disciplina de Surfe na Faculdade de educação física Fefesp Unisanta, seu último título no surf é de Campeão Brasileiro de Longboard na categoria Super Master.
sexta-feira, 13 de janeiro de 2017
Os Benefícios do Treinamento Funcional na Terceira Idade
Nesse artigo foram expostos alguns estudos sobre o que é o Treino Funcional (TF) e quais os seus benefícios no dia a dia dos idosos.
FONTE http://fisiar.com.br/os-beneficios-do-treinamento-funcional-na-terceira-idade/
O TF é um método de treino seguro, eficaz e motivador, pois vários
estudos foram feitos sobre o assunto e nenhum mostrou qualquer malefício
quanto aos resultados esperados. Muito pelo contrário, o idoso que
pratica esse método tende a ter uma vida mais saudável e menos propicia a
lesões em relação a outras modalidades.
O envelhecimento do corpo requer a prática de atividades específicas e
nem todas as modalidades trabalham as necessidades cotidianas deste
grupo de pessoas. Diante dessa realidade surgiu há poucos anos uma nova
técnica que une bem-estar e saúde, trabalhando o aperfeiçoamento das
atividades de desempenho cotidiano. O Treinamento Funcional é um
excelente método para se trabalhar os interesses específicos desta faixa
etária.
Uma avaliação prévia do idoso deve ser feita ,assim como a
liberação médica para a prática da atividade física regular. A
intensidade dos exercícios deve ter uma margem progressiva, do simples
para o complexo, respeitando sempre o estágio e a individualidade de
cada pessoa. A freqüência do treino varia de acordo com o
condicionamento físico de cada praticante, sendo no mínimo uma vez por
semana com durabilidade de 30 minutos e no máximo cinco vezes por semana
com durabilidade de 1 hora. Cada nível deve ter no mínimo 8 semanas de
adaptação e a programação dos exercícios fica a critério do professor,
levando em consideração, é claro, os objetivos do idoso.
Este trabalho tem o objetivo de apontar os conceitos do Treinamento
Funcional e os principais pontos positivos que ele pode trazer para os
idosos levando em consideração as suas necessidades.
Palavra-chave: Envelhecimento, Saúde, Necessidades Funcionais.
1. INTRODUÇÃO.
Com o passar das décadas com o aumento da longevidade e a diminuição
da mortalidade no Brasil, o país deixou de ser “de jovens” e passou a
ser “de velhos”, ou melhor, de idosos. Dados do Instituto Brasileiro de
Dados Geográficos e Estatísticos (IBGE) indica o crescimento da
população com 65 anos ou mais passou de 4,8% em 1991 para 7,4% em 2010.
Com o aumento da expectativa de vida crescem o número de pessoas com
doenças crônicas e maiores despesas para o Estado e para a própria
estrutura familiar. As doenças crônicas ou não transmissíveis (DnTs) que
surgem durante o envelhecimento são problemáticas bastante discutidas
atualmente para as políticas públicas, onde estas buscam formas de
amenizar essa realidade na sociedade. E como se isso não fosse
suficiente uma pesquisa do Ministério da Saúde em 2002 estima que mais
de 22% da população com idade superior a 20 anos já sejam portadores de
hipertensão arterial, onde esta é responsável por 60% dos casos de
infarto agudo do miocárdio, 80% dos casos de acidente cérebro vascular e
40% das aposentadorias precoces, significando para a saúde pública um
custo de 475 milhões de reais por ano. Faz-se, então, necessário uma
concentração de esforços nas diferentes áreas profissionais, objetivando
um maior conhecimento sobre o fenômeno do envelhecimento, e
principalmente como envelhecer de forma saudável priorizando esses
esforços na manutenção da independência e autonomia do indivíduo.
O envelhecimento, no entanto, é um processo natural e nesse processo o
avanço da idade submete o corpo humano a inúmeras mudanças anatômicas e
funcionais. Muitas dessas mudanças são progressivas, ocasionado
efetivas reduções nas habilidades realizadas no cotidiano, desde a
sensibilidade para gostos primários até alterações nos processos
metabólicos do organismo. A forma que cada um envelhece depende da
herança genética (genótipo) e dos fatores ambientais (fenótipo), como o
D.N.A (ácido desoxirribonucléico) e o estilo de vida.
Durante as etapas do envelhecimento são observados declínios
significativos nos diferentes componentes da capacidade funcional (CF),
em especial, nas expressões da força muscular (força muscular
concêntrica, excêntrica e isométrica máxima, resistência de força,
potência muscular, entre outras) e na flexibilidade, caracterizada pela
capacidade de mover uma articulação através de sua amplitude máxima de
movimento. Assim, estudiosos têm utilizado critérios que combinam status
funcional com nível de saúde que correspondem a aplicações práticas do
dia-a-dia. Para isso têm usado como referência as atividades da vida
diária (AVD) para determinar se um idoso é capaz de viver
independentemente. As medidas de AVD permitem saber o que um idoso pode
realmente fazer (DIAS, 2011). Afinal, o treinamento funcional vem com
uma proposta de construir um indivíduo preparado para o seu dia-a-dia,
prevenindo-o contra lesões, retardando o processo de envelhecimento e
favorecendo as doenças crônicas como a obesidade, a hipertensão, a
diabetes, que são mais acometidas na terceira idade.
O Educador Físico, contudo, segundo a Carta Brasileira de Educação
Física (CONFEF, 2000) deverá que desenvolver e aperfeiçoar as atividades
(lutas, ginásticas, esportes, danças, atividades de aventura,
relaxamento, etc.) com o objetivo de preparar e educar o ser humano para
a saúde e um estilo de vida ativo. Com base nessas diretrizes, é
prioridade do mesmo proporcionar métodos que desenvolvam benefícios para
a população, principalmente a idosa (de estimado número na nossa
sociedade).
Esta revisão bibliográfica tem o objetivo de mostrar a importância do
treinamento funcional na terceira idade através de aspectos que veremos
no decorrer do trabalho como: a) Os conceitos de treinamento funcional;
b) Envelhecimento e a capacidade funcional; c) Equipamentos; d)
Programas e exercícios e; e) As vantagens do treinamento funcional para
os idosos.
2. OS CONCEITOS DE TREINAMENTO FUNCIONAL.
O treinamento funcional (TF) é um método antigo e surgiu da
necessidade de trabalhar as funcionalidades do corpo humano. Na Grécia
ele aparecia como treinamento para melhorar o desempenho nos Jogos
Olímpicos e em Roma como preparação dos gladiadores para os combates.
Depois com o surgimento da medicina preventiva foi utilizado por
fisioterapeutas durante as reabilitações com pacientes atingidos por
lesões ou por perdas de funções do dia a dia. Ganhou o nome de
Treinamento Funcional nos Estados Unidos, onde foi criado e difundido
pelo mundo até chegar ao Brasil, onde passou a ser utilizado como método
de treinamento na Educação Física (EF). De acordo com Ehlert (2011, p.
24):
“Atualmente essa técnica esta sendo bastante utilizada em diversas
áreas das ciências do movimento humano, para reabilitação física,
treinamento esportivo e condicionamento físico em geral, tendo a
finalidade de trabalhar a aptidão física para as diversas modalidades e
diferentes grupos devido a sua característica principal que é a
conversão de habilidades bio-motoras fundamentais do ser humano. O
treinamento funcional consiste na avaliação do nível de independência
funcional de um indivíduo fisicamente deficiente, e na assistência para
que este indivíduo obtenha o maior nível de independência em suas
atividades da vida diária”.
Por exemplo, um jogador de futebol que durante uma partida lesionou
gravemente o ligamento cruzado, tem que passar por uma cirurgia para
integrar novamente essa região, sendo que após isso ele terá que
frequentar diversas sessões de fisioterapia para recuperar os movimentos
necessários para um trabalho mais complexo posteriormente. Quando
terminam estas sessões o fisioterapeuta recomenda ao paciente que ele
terá que fortalecer a região afetada para voltar a realizar o que antes
fazia, jogar futebol. É nessa hora que entra o educador físico e o
treinamento funcional como responsáveis para trabalhar e aperfeiçoar os
movimentos necessários para o cotidiano desse jogador, onde o mesmo
realizará os durante os treinamentos exercícios repetitivos semelhantes
aos realizados durante um jogo de futebol: drible, chute e corrida.
Dias (2011), afirma ainda que o Treinamento Funcional refere-se a um
conjunto de exercícios praticados como preparo físico ou com o fim de
apurar habilidades, em cuja execução se procura atender à função e ao
fim prático, ou seja, os exercícios do treinamento funcional apresentam
propósitos específicos, geralmente reproduzindo ações motoras que serão
utilizadas pelo praticante em seu cotidiano. Isso porque ele trabalha
todas as valências físicas de forma equilibrada como, por exemplo:
Equilíbrio;
Força;
Flexibilidade;
Resistência;
Coordenação;
Velocidade.
E além do mais, existem diferentes tipos de treinamento que são como subconjuntos do conjunto TF:
Força;
Flexibilidade;
Resistência;
Coordenação;
Velocidade.
E além do mais, existem diferentes tipos de treinamento que são como subconjuntos do conjunto TF:
Treinamento do Core (sem utilização de material ou equipamento, somente do corpo);
Treinamento de Equilíbrio Estático e Dinâmico (com provocação de desequilíbrio parado ou em movimento para posterior estabilização);
Treinamento de Força Muscular (exercícios que requer maior potência muscular);
Treinamento de Flexibilidade (alongamento);
Treinamento Aeróbico (caminhar, saltar, correr, etc).
Diante das propostas e variadas formas do TF percebe-se que ele tem uma abordagem variada, dinâmica, motivante, desafiadora e complexa, treinando o corpo para um melhor desempenho nas habilidades necessárias nas atividades cotidianas ou esportivas. (RIBEIRO, 2006). Isso significa que o treinamento funcional além de preparar e melhorar o desempenho do atleta de alto nível envolve movimentos que são específicos em termos de mecânica, coordenação e/ ou sistema energético, para as Atividades de Vida Diária (AVDs) do indivíduo. Ou seja, é um método que explora os movimentos do dia a dia como sentar, deitar, levantar, segurar, subir, descer, entre outros, necessários na vida do idoso. Segundo D´Elia e D’Elia (2005) apud Ribeiro (2006, p.17) o objetivo do treinamento funcional é:
Treinamento de Equilíbrio Estático e Dinâmico (com provocação de desequilíbrio parado ou em movimento para posterior estabilização);
Treinamento de Força Muscular (exercícios que requer maior potência muscular);
Treinamento de Flexibilidade (alongamento);
Treinamento Aeróbico (caminhar, saltar, correr, etc).
Diante das propostas e variadas formas do TF percebe-se que ele tem uma abordagem variada, dinâmica, motivante, desafiadora e complexa, treinando o corpo para um melhor desempenho nas habilidades necessárias nas atividades cotidianas ou esportivas. (RIBEIRO, 2006). Isso significa que o treinamento funcional além de preparar e melhorar o desempenho do atleta de alto nível envolve movimentos que são específicos em termos de mecânica, coordenação e/ ou sistema energético, para as Atividades de Vida Diária (AVDs) do indivíduo. Ou seja, é um método que explora os movimentos do dia a dia como sentar, deitar, levantar, segurar, subir, descer, entre outros, necessários na vida do idoso. Segundo D´Elia e D’Elia (2005) apud Ribeiro (2006, p.17) o objetivo do treinamento funcional é:
“Resgatar através de um programa de treinamento individualizado e
específico, a capacidade funcional do indivíduo, independente de seu
nível de condição física e das atividades que ele desenvolva,
utilizando exercícios que se relacionam com a atividade específica do
indivíduo e que transferem seus ganhos de forma efetiva para o seu
cotidiano.” (D´ELIA e D’ELIA, 2005 apud RIBEIRO, 2006).
Através desses conceitos podemos notar a importância do treinamento
funcional quando se tratar de movimento do cotidiano, então, por isso a
necessidade de trabalhar esse método não somente com atletas lesionados,
mas também com idosos, pois eles perdem devido à idade avançada grande
parte de sua coordenação, equilíbrio, força, resistência, flexibilidade,
velocidade, enfim, tudo que se pode ser trabalhado dentro do programa
de treinamento funcional.
3. ENVELHECIMENTO.
Á medida que o ser humano vai envelhecendo vão surgindo as doenças
crônicas ou chamadas doenças não transmissíveis (DNTs). As DNTs são as
maiores responsáveis pelas mortes em idosos no mundo manifestando cada
vez mais cedo nas populações, principalmente as sedentárias. Segundo o
Ministério da Saúde (2002) as doenças mais comuns apresentadas por
idosos são:
Doenças Cardiovasculares: Infarto, Angina, Insuficiência Cardíaca;
Derrames (Acidente Vascular Cerebral – AVC);
Câncer;
Pneumonia;
Enfizema e Bronquite Crônica;
Infecção Urinária;
Diabetes;
Ospeoporose e osteartrose
Os movimentos básicos do dia-a-dia como, por exemplo, de passar de sentado para de pé (ST-DP) é de grande importância para as pessoas, já as dificuldades na realização deste movimento podem ocorrer no idoso em decorrência de fatores intrínsecos ou extrínsecos, limitando a sua participação em atividades cotidianas impedindo, assim, a sua independência. Isso ocorre devido ao envelhecimento e desgaste das articulações, onde muitas das vezes provocam dores no local dificultando ainda mais a produção do movimento. Também outros fatores como a fragilidade da musculatura pode ser a causa para o problema.
Derrames (Acidente Vascular Cerebral – AVC);
Câncer;
Pneumonia;
Enfizema e Bronquite Crônica;
Infecção Urinária;
Diabetes;
Ospeoporose e osteartrose
Os movimentos básicos do dia-a-dia como, por exemplo, de passar de sentado para de pé (ST-DP) é de grande importância para as pessoas, já as dificuldades na realização deste movimento podem ocorrer no idoso em decorrência de fatores intrínsecos ou extrínsecos, limitando a sua participação em atividades cotidianas impedindo, assim, a sua independência. Isso ocorre devido ao envelhecimento e desgaste das articulações, onde muitas das vezes provocam dores no local dificultando ainda mais a produção do movimento. Também outros fatores como a fragilidade da musculatura pode ser a causa para o problema.
O processo de envelhecimento, segundo Farinatti (2002) & Spirduso
(2005), ocorre desde o nascimento até a morte, sendo geneticamente
programado e com a perda gradativa da massa do músculo esquelético,
também conhecida como sarcopenia, e da força que ocorre com o avanço da
idade. Com o passar dos anos o corpo humano, mas precisamente após a
adolescência, entre os 25 e 65 anos de idade, há diminuição substancial
da massa magra ou massa livre de gordura de 10 a 16% por conta das
perdas na massa óssea no músculo esquelético e na água corporal total
que acontecem com o envelhecimento. A perda da massa muscular e
conseqüentemente da força muscular é a principal responsável pela
deterioração na mobilidade e na capacidade funcional do indivíduo que
está envelhecendo. Isso tudo, então, significa que cada vez que
envelhecemos nosso metabolismo fica mais desacelerado comprometendo
capacidades orgânicas, fisiológicas e funcionais.
3.1 Capacidade Funcional.
A definição de capacidade funcional (CF) está associada a preservação
da capacidade do indivíduo para realizar atividades de vida diária
(AVDs) e também de desempenhar as atividades instrumentais de vida
diária (AIVDs). As AVDs são as que se referem ao autocuidado, ou seja,
permitem ao idoso cuidar-se e responder independente de terceiros no
espaço limitado de seu lar, envolvendo, por exemplo: alimentar-se,
locomover-se, tomar banho, vestir-se, usar o banheiro, andar nos
arredores de casa, subir e descer escadas e cortas as unhas. Já as AIVDs
estão relacionadas com funções mais complexas que permitem a vida
independente na comunidade, incluindo, por exemplo: fazer compras,
cozinhar, arrumar a casa, telefonar, usar o transporte, lavar roupa,
tomar remédio e ter habilidade para lidar com as próprias finanças. A
capacidade funcional de cada idoso é relativa, pois se trata das
atividades que ele realizou durante sua vida como esportes, caminhada,
alimentação, etc. A diminuição do metabolismo, ou seja, da capacidade do
corpo de manter a integridade de seus sistemas orgânicos, aumenta a
incidência de doenças crônico-degenerativas, piorando o estado de
equilíbrio vital do idoso e, consequentemente, incentivando sua
dependência cotidiana (ALVES, LEITE e MACHADO 2008; FARINASSO, 2006;
FIEDLER; PERES, 2008).
Defini-se incapacidade funcional como “a dificuldade, devido a uma deficiência, para realizar atividades típicas e pessoalmente desejadas na sociedade como subir escadas, pegar objetos do chão, segurar um objeto, tomar banho, vestir-se, dentre outras necessárias no dia a dia do idoso para que não perca sua alto-estima em sentir-se independente. “Embora o conceito de capacidade funcional seja bastante complexo abrangendo outros como os de incapacidade, deficiência, desvantagem, como também os de autonomia e independência, na prática trabalha-se com o conceito de capacidade/incapacidade” (EHLERT, 2011, p. 22).
Defini-se incapacidade funcional como “a dificuldade, devido a uma deficiência, para realizar atividades típicas e pessoalmente desejadas na sociedade como subir escadas, pegar objetos do chão, segurar um objeto, tomar banho, vestir-se, dentre outras necessárias no dia a dia do idoso para que não perca sua alto-estima em sentir-se independente. “Embora o conceito de capacidade funcional seja bastante complexo abrangendo outros como os de incapacidade, deficiência, desvantagem, como também os de autonomia e independência, na prática trabalha-se com o conceito de capacidade/incapacidade” (EHLERT, 2011, p. 22).
As CF nos idosos são vistas como o desenvolvimento de suas aptidões
para os trabalhos cotidianos, impedindo que ele se habitue ao
sedentarismo total e prejudique ainda mais sua saúde, auto-estima e
qualidade de vida (dependência mental). Como pessoas de quaisquer
idades, os idosos são capazes de ativar mecanismos de compensação e de
otimização para enfrentar perdas em funcionalidades, basta eles
praticarem o treinamento funcional pra obterem de novo sua auto-estima e
autonomia cotidiana.
4. EQUIPAMENTOS.
No TF utilizam-se diversos tipos de materiais e equipamentos na
elaboração de programas. Dependendo do objetivo do treinamento são
trabalhadas capacidades específicas para aquele fim, levando em
consideração também a pessoa (no caso do trabalho especificaremos
somente os idosos) e o espaço, por exemplo:
Bola Suíça é uma bola grande utilizada no trabalho de fortalecimento
(braços, pernas e tronco), flexibilidade, equilíbrio e coordenação;
Medicine Ball é uma bola menor, sendo que pesada serve para aumentar a potência e a força dos membros inferiores e superiores e sendo mais leve serve para trabalhar a velocidade (coordenação motora);
Pesos livres, utilizados no trabalho de força e potência muscular.
Kettlebel é um peso com um tipo de alça, utilizado para ganhar força, flexibilidade, potência, equilíbrio e mobilidade em regiões como a lombar, quadril e ombros. Possui variados tipos de carga (6 kg, 8kg, 12kg, 16kg, 20kg, 24kg, entre outros);
Prancha de Equilíbrio é uma plataforma maciça com um semicírculo no centro que provoca a desequilíbrio quando se está sobre ele, estimulando assim o trabalho de equilíbrio e força.
Discos de Equilíbrio é uma plataforma inflável que trabalham o equilíbrio, a postura e o fortalecimento de membros inferiores;
Elásticos, utilizado como substituição de halteres e caneleiras no trabalho de força, por ser mais prático e de fácil transportação. Trabalha também o equilíbrio e a coordenação;
TRX é um tipo de elástico com duas alças nas extremidades que pesa pouco mais de um quilo e pode ser preso em qualquer estrutura fixa. Serve para trabalhar o equilíbrio, a força e a flexibilidade devido à estabilização que provoca nas articulações durante os exercícios.
Entre estes citados muitos outros materiais podem ser improvisados nos treinamentos, como cones, steps, escadas, jumps, rampas, bancos, cordas de pular, ou até mesmo nenhum, realizando os exercícios utilizando o próprio corpo como equipamento (treinamento do core).
Medicine Ball é uma bola menor, sendo que pesada serve para aumentar a potência e a força dos membros inferiores e superiores e sendo mais leve serve para trabalhar a velocidade (coordenação motora);
Pesos livres, utilizados no trabalho de força e potência muscular.
Kettlebel é um peso com um tipo de alça, utilizado para ganhar força, flexibilidade, potência, equilíbrio e mobilidade em regiões como a lombar, quadril e ombros. Possui variados tipos de carga (6 kg, 8kg, 12kg, 16kg, 20kg, 24kg, entre outros);
Prancha de Equilíbrio é uma plataforma maciça com um semicírculo no centro que provoca a desequilíbrio quando se está sobre ele, estimulando assim o trabalho de equilíbrio e força.
Discos de Equilíbrio é uma plataforma inflável que trabalham o equilíbrio, a postura e o fortalecimento de membros inferiores;
Elásticos, utilizado como substituição de halteres e caneleiras no trabalho de força, por ser mais prático e de fácil transportação. Trabalha também o equilíbrio e a coordenação;
TRX é um tipo de elástico com duas alças nas extremidades que pesa pouco mais de um quilo e pode ser preso em qualquer estrutura fixa. Serve para trabalhar o equilíbrio, a força e a flexibilidade devido à estabilização que provoca nas articulações durante os exercícios.
Entre estes citados muitos outros materiais podem ser improvisados nos treinamentos, como cones, steps, escadas, jumps, rampas, bancos, cordas de pular, ou até mesmo nenhum, realizando os exercícios utilizando o próprio corpo como equipamento (treinamento do core).
Esse método é bastante complexo quando se trata de equipamentos a
serem utilizados para o treinamento, pois pode abranger também o de
outras modalidades como a musculação, a ginástica, o atletismo, o
futebol, etc. Como no trabalho estamos voltados ao estudo do TF para um
grupo especial, que no caso são os idosos, especificaremos somente
alguns dos recursos mais utilizados e comuns, com intuito de simplificar
mais o conteúdo, não que os outros demais sejam descartados para esse
grupo, depende só da criatividade e dos critérios de cada professor.
5. PROGRAMAS E EXERCÍCIOS.
Os programas e exercícios aqui expostos são voltados para o público
idoso, respeitando seus estágios e suas prioridades quando se tratar de
objetivos a serem trabalhados. Como foi dito anteriormente o treinamento
funcional tem o objetivo de desenvolver as capacidades físicas e
funcionais e, como sabemos, o idoso tem grande parte de suas habilidades
afetadas por questões da própria idade avançada. Mais adiante exemplos
de algumas das atividades que podem ser trabalhados em certos estágios
no TF serão citadas para melhor entendimento.
Antes de iniciarmos um programa de exercícios para idosos algumas questões devem ser levadas em consideração (RASO, 2007), como:
Nível I: Incapacidade física total. O idoso depende totalmente de auxílio externo;
Nível II: Necessita de cuidado domiciliar ou institucional. O idoso é fisicamente dependente, pois ainda possui dificuldades para realizar atividades como deslocar-se, banhar-se e ingerir alimentos sólidos;
Nível III: Neste nível o idoso executa todas as atividades da vida diária (AVD), mas a incapacidade física ainda o impede de realizar atividades instrumentais da vida diária (AIVD);
Nível IV: Neste nível o indivíduo é fisicamente independente. Executa todas as AVD e a maioria das AVID mesmo possuindo baixa reserva funcional;
Nível V: Nesta categoria o indivíduo já é fisicamente apto e realizar exercícios de forma regular de 2 a 3x na semana;
Nível VI: o idoso pode ser considerado atleta de elite em sua categoria tendo sua condição física superior a indivíduos jovens sedentários.
Analisar as características individuais do idoso, entrevistar ele ou seu responsável, fazer a avaliação física e clínica, dá mais segurança ao trabalho e ajuda na montagem do programa e de seus exercícios.
Nível II: Necessita de cuidado domiciliar ou institucional. O idoso é fisicamente dependente, pois ainda possui dificuldades para realizar atividades como deslocar-se, banhar-se e ingerir alimentos sólidos;
Nível III: Neste nível o idoso executa todas as atividades da vida diária (AVD), mas a incapacidade física ainda o impede de realizar atividades instrumentais da vida diária (AIVD);
Nível IV: Neste nível o indivíduo é fisicamente independente. Executa todas as AVD e a maioria das AVID mesmo possuindo baixa reserva funcional;
Nível V: Nesta categoria o indivíduo já é fisicamente apto e realizar exercícios de forma regular de 2 a 3x na semana;
Nível VI: o idoso pode ser considerado atleta de elite em sua categoria tendo sua condição física superior a indivíduos jovens sedentários.
Analisar as características individuais do idoso, entrevistar ele ou seu responsável, fazer a avaliação física e clínica, dá mais segurança ao trabalho e ajuda na montagem do programa e de seus exercícios.
Os exercícios consistem basicamente em agachar, avançar, abaixar,
puxar, empurrar, levantar e girar, entre outros, com o objetivo de
desenvolver o equilíbrio, a força, a flexibilidade, a resistência, a
coordenação e a velocidade. Estas qualidades são importantes para
cumprirmos tarefas normais do cotidiano tais como: amarrar o próprio
calçado, levantar da cadeira sem ajuda, agachar para pegar algo no chão
sem perder o equilíbrio ou machucar as costas, alcançar objetos no alto,
guardados acima da cabeça, sem sentir dor no ombro, caminhar nas ruas
com equilíbrio e segurança, subir e descer degraus com mais firmeza nas
pernas e principalmente, respirar melhor. Aparentemente mostram serem
tarefas do cotidiano simples, mas para os idosos estas situações podem
se tornar grandes obstáculos para o seu convívio individual e social,
porque as musculaturas não estão fortes o bastante para tais movimentos.
Estando atrofiadas, algumas rígidas, dificultam a mobilidade e ficam
vulneráveis às lesões.
6. AS VATAGENS DO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA OS IDOSOS.
Além das doenças crônicas não transmissíveis (DnTs), uma das
principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a
queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza
muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença
cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos.
Segundo Matsudo (1999) o TF desenvolve variados benefícios e pode
oferecer aos idosos uma melhora em diferentes aspectos da vida
cotidiana, os quais todos contribuem de forma positiva na melhoria da
qualidade de vida desse grupo, como:
Aumento do nível de atividade física espontânea;
Fortalecimento dos músculos e estabilidade articular;
Melhora os reflexos, a coordenação e o equilíbrio estático e dinâmico;
Ajuda na manutenção dos níveis satisfatórios das doenças crônicas (diabetes, pressão, etc);
Melhora a sinergia motora das reações posturais, principalmente da coluna vertebral;
Trabalha e incrementa a flexibilidade;
Mantém o peso corporal;
Melhora a mobilidade;
Diminui o risco de doença cardiovascular;
Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea;
Melhora a ingestão alimentar;
Diminuição da depressão;
Diminuição da incidência de lesão;
Desenvolvimento da consciência sinestésica e do controle corporal.
Melhora a lateralidade corporal;
Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência dos trabalhos diários.
Lembrando sempre que uma avaliação antes de qualquer prática de uma atividade, inclusive a de TF, deve ser realizada para que se possam saber quais qualidades, quantidades e padrões de movimentos necessitarão de mais atenção na prescrição dos programas de exercícios, e assim, serem estimuladas corretamente (ARTUR & THIAGO, 2010).
Fortalecimento dos músculos e estabilidade articular;
Melhora os reflexos, a coordenação e o equilíbrio estático e dinâmico;
Ajuda na manutenção dos níveis satisfatórios das doenças crônicas (diabetes, pressão, etc);
Melhora a sinergia motora das reações posturais, principalmente da coluna vertebral;
Trabalha e incrementa a flexibilidade;
Mantém o peso corporal;
Melhora a mobilidade;
Diminui o risco de doença cardiovascular;
Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea;
Melhora a ingestão alimentar;
Diminuição da depressão;
Diminuição da incidência de lesão;
Desenvolvimento da consciência sinestésica e do controle corporal.
Melhora a lateralidade corporal;
Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência dos trabalhos diários.
Lembrando sempre que uma avaliação antes de qualquer prática de uma atividade, inclusive a de TF, deve ser realizada para que se possam saber quais qualidades, quantidades e padrões de movimentos necessitarão de mais atenção na prescrição dos programas de exercícios, e assim, serem estimuladas corretamente (ARTUR & THIAGO, 2010).
7. CONCLUSÃO.
Nesse artigo foram expostos alguns estudos sobre o que é o TF e quais
os seus benefícios no dia a dia dos idosos. Referências de alguns dos
conceitos do que é TF em pesquisas de autores atuais como Ehlert (2011) e
Dias (2012), são de grande importância para a difusão desse novo
método. D’elia & D’elia (2005) e Raso (2007) contribuiram também de
forma positiva para a construção desse trabalho.
O TF é um método de treino seguro, eficaz e motivador, pois vários
estudos foram feitos sobre o assunto e nenhum mostrou qualquer malefício
quanto aos resultados esperados. Muito pelo contrário, o idoso que
prática esse método tende a ter uma vida mais saudável e menos propicio a
lesões em relação a outras modalidades. A intensidade dos exercícios
deve ter uma margem progressiva (do simples para o complexo, respeitando
sempre o estágio e a individualidade de cada idoso) para que o trabalho
não se estabilize, ficando o mesmo sem rendimentos quanto aos
resultados esperados. Deve-se também fazer uma prévia avaliação e
preparação do idoso, mensurando os seus resultados para se ter uma fonte
qualitativa do treinamento em relação a prática. A freqüência do treino
varia também de acordo com o condicionamento físico de cada praticante,
sendo no mínimo uma vez por semana com durabilidade de 30 minutos e no
máximo cinco vezes por semana com durabilidade de 1 hora. Cada nível
deve ter no mínimo 8 semanas de adaptação e a programação dos exercícios
fica a critério do professor, levando em consideração, é claro, os
objetivos do idoso.
A necessidade de mais estudos nesta área do TF é necessária para nós
professores de EF termos mais evidências científica quanto aos
exercícios propostos neste tipo de treinamento. A população idosa como
maioria no Brasil merece respeito, dignidade e novas oportunidades para
uma vida melhor e menos dependente. Assim, a missão de podermos
trabalhar com esse público não é somente um direito dado aos educadores
físicos, mas um dever para com a sociedade.
RESUMEN
El envejecimiento del cuerpo asociada con la antigua cultura de
disminución de la actividad física, estilo de vida y el paso del tiempo
fisiológico causado la enfermedad en la aparición de enfermedades
crónicas. Debido a esto muchos de nuestros adultos mayores hoy en día
nunca han practicado o no practicar ninguna actividad física por falta
de interés por los métodos que a menudo no funcionan sus necesidades
cotidianas, en última instancia, a salir y regresar a la vida
sedentaria. Ante esta realidad llegó hace unos años una nueva técnica
que vinculan las actividades de bienestar, salud y trabajo y la mejora
del desempeño diario, entrenamiento funcional, donde se convirtió, a
causa de sus prioridades, uno de los métodos más convenientes para los
intereses de trabajo un grupo de alto. Este trabajo, sin embargo, tiene
como objetivo señalar los conceptos de entrenamiento funcional y puntos
fuertes que puede traer a las personas mayores, teniendo en cuenta sus
necesidades, los ejercicios y los benefícios.
* Lorena Prado
* Mestrando em Educação – Universidad San Lorenzo. Especialista em Atividades para Academia – Faculdade Evolução. Graduada em Educação Física – Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professora de musculação e ginástica nas empresas Physical Academia e Sindicato Calçadista de Sobral. Agente de atividade física no PELC – Sobral.
* Mestrando em Educação – Universidad San Lorenzo. Especialista em Atividades para Academia – Faculdade Evolução. Graduada em Educação Física – Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professora de musculação e ginástica nas empresas Physical Academia e Sindicato Calçadista de Sobral. Agente de atividade física no PELC – Sobral.
Palabra Clave: Envejecimiento, salud, necesidades funcionales.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
ALVES, L. C.; LEITE, I. C.; MACHADO, C. J. Conceituando e mensurando a
incapacidade funcional da população idosa: uma revisão de literatura.
Ciência e Saúde Coletiva. 2008.
ELLERT, R. A utilização do treinamento físico funcional para a
população idosa: estudo de revisão bibliográfica. 2011. 42p. Monografia.
(Graduação em Educação Física – Bacharelado, da Universidade Federal do
Rio Grande do Sul). Porto Alegre, 2011. Disponível
em:<http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/32284/000785229.pdfsequence=1>
Acesso em: 15/03/2012.
DIAS, K. A. Treinamento Funcional: Um novo conceito de Treinamento
Físico para os Idosos. Disponível
em:<http://www.cdof.com.br/treinamentofuncional2.htm>. Acesso em:
29/03/2012.
SPIRDUSO, W. W. Dimensões físicas do envelhecimento. Barueri: Manole, 2005.
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