Wikipedia

Resultados da pesquisa

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

A CORAGEM DE SER VANGUARDA

SEGUNDO O DICIONÁRIO, A PALAVRA VANGUARDA SIGNIFICA: "PALAVRA DESTINADA A ALGO NOVO, OU QUE VAI NA FRENTE DE ALGO OU DE ALGUÉM"

Me refiro a esse assunto fazendo uma retrospectiva de duas situações que passaram em minha vida como amante de Jiu Jitsu em terra baiana. Claro que vou preservar alguns nomes, pois não penso que seja conveniente cita-los. 
Claro que inúmeras equipes baianas já nasceram genuinamente baianas, ou cortaram o cordão umbilical com outros eixos faz tempo, quiçá décadas. Mas vou citar. como disse, duas situações vividas por mim. A primeira foi na minha primeira equipe de Jiu Jitsu. Na verdade houve uma dissidência dentro da equipe, em que o professor buscou outros rumos, em outros lugares, e uma equipe de faixas pretas ficaram a frente do Centro de treinamento, que na época era uma referencia no Jiu Jitsu de Salvador. Não faltaram convites para que o Professor entrasse em equipes originárias de outros estados, sobretudo do Rio de Janeiro. Mas o professor ponderou e decidiu já naquela época, penso que isso foi mais ou menos em 2010 para 2011, que iria tocar sua ideia, sua equipe, sua origem. Daí surgiu a Equipe Força & Honra, que hoje toca o Projeto Social de inclusão de jovens autistas no Jiu Jitsu baiano e em competições.




A outra situação aconteceu na Equipe em que hoje faço parte, e aí sim, mostrou a ousadia e a coragem de ser de vanguarda. na época a equipe fazia parte de uma equipe de origem carioca, quando seus líderes decidiram tocar o sonho dos pais deles(são irmãos). E decidiram tocar o sonho de manter forte uma equipe genuinamente baiana. Enfrentou uma enxurrada da críticas e acusações, mas a vanguarda serve justamente para isso, para quebrar paradigmas. E que outras equipes, principalmente do Norte e Nordeste tenham líderes corajosos, que não escutem os pessimistas e toquem em frente seus projetos. Viva o novo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Professor Mar e as suas Crionças.

 Ah, vamos mergulhar no mundo do jiu-jitsu brasileiro, onde os tatames são a nossa tela, e os praticantes – bom, eles são um bando colorido!...

Postagens mais visualizadas