Wikipedia

Resultados da pesquisa

segunda-feira, 22 de março de 2021

ENTREVISTA COM O MESTRE. EDSON LEAL.

Batemos um papo com um homem de muitas informações acerca das Artes Marciais praticadas na Bahia. Devido a sua vivência em diversas lutas e com diversos Mestres, fizemos uma entrevista com o Advogado e faixa preta em Judô e Jiu Jitsu, Edson Leal.







EZ-Qual a sua primeira experiência em Arte Marcial?

EL- Em 1969 tive meu primeiro contato com o mundo da luta, através de um tio, com a Capoeira. Nessa época, conheci Dr. Ângelo Decânio na Academia de Mestre Bimba, no Sitio Caruano, no Nordeste de Amaralina. Ato contínuo conheci Sensei Yoshida na Associação Atlética da Bahia por intermédio de Dr. Decânio onde dei meus primeiros passos no Judô.


EZ- O senhor fez diversas Artes Marciais. O que o fazia experimentar diversas escolas de lutas?

EL- Naquela época,  década de 70, Bruce Lee, estava bombando. Isso me influenciou muito.
Além da Capoeira, do Judô, procurei o Taekwondo  e Hapkido lutas até então  desconhecidas a qual mergulhei com tudo ....


EZ- No decorrer dos anos e das diversas escolas, o senhor viu grandes nomes das Artes Marciais. Cite alguns deles.

EL- Conheci vários Mestres e Professores: Capoeira; Mestre Bimba, Judô, Mestre  Yoshida, Mestre Shiozawa; Karatê; Denilson Caribé, Ivo Rangel e Yoshizo Machida; Taekwondo, Jung Roul Kim, Jung Do Lim, Sung Seon Kim, Hapkido; Jung Duck Kim, Sung Jae Park, Sun Yum Chai; Jiu Jitsu, Carlson Gracie, Canepa, Romero Jacaré, Rickson Gracie 
Esses Mestres acima tive um contato por muito tempo, porém conheci, treinei e fui aluno esporádico de muitos outros Mestres.


EZ- Quais as principais mudanças que as escolas de artes marciais vem passando no decorrer do tempo?

EL- Com a Globalização e a Internet, nas últimas  3 décadas, houve o que sempre declino nas minhas palestras, um descaso com a Marcialidade. O comércio e a flexibilização, haja  vista que para galgar uma Faixa Preta você no mínimo tinha que treinar entre 7 a 10 anos. Hoje com 2 anos você se gradua... isso desconcentrou o espírito do Jita kyoei. Virou refresco.  Lamentável!








EZ- Nos fale de alguma história memorável sua na vivência das Artes Marciais.

EL-Várias histórias de ponta. No final da década de 80, eu treinando na Academia Caraíba de Judô, com Sensei Trindade e Yoshida, estava também treinando Alberto Schiram, e tentando imitar o que acontecia no Rio de Janeiro, onde a rivalidade entre as Artes Marciais era uma constante, Totinho (Aristóteles Leal), inclusive era meu primo, Faixa  Preta de Taekwondo, adentrou a academia e desafiou Alberto Schiram. Desafio aceito, Alberto Schiram defendeu o fatal giratório que Totinho dominava, com um contra golpe, na Peena fixa de Totinho, que caiu e foi imobilizado por Alberto Schiram, vindo o desafio acabar.
Ademais, houve muitos outros casos,  Esse aconteceu comigo, onde me encontrava treinando um dia a noite na Associação Atlética Banco do Brasil, na Barra, lá Totinho dava  aula de Taekwondo, e numa luta com Um Xará meu, Faixa Vermelha Escura de Taekwondo; nos primeiros minutos eu estava  em desvantagem, quando Totinho gritou: " meu primo pode usar técnicas de Hap Ki Do, Judô e Jiu Jitsu também." Aí eu diminuí a distância entre mim e ele aplicando uma queda e finalizando-o com um KataGatame. Enfim... foram muitas histórias e com muitos nomes.








Mestre Serrinha e Edson Leal, anos 80

EZ-Deixa um recado aos leitores do Blog.

EL- Pessoal, eu estou envolvido nas Artes Marciais,Filosofia Oriental e Medicina Tradicional Chinesa;  há mais de 50 anos. Sei que a tecnologia mudou muito a forma de meio século  atrás. Porém caráter, respeito, urbanidade; empatia,  isso não pode mudar. Treinem, respeitando os menos graduados e respeitando seu professor e nunca  se vangloriar de ter ganhado uma luta para um adversário, pois  aquele pode lhe superar em outra oportunidade. Respeitem o DoJô ou Dojang ou Academia pois ali é um lugar sagrado e merece respeito. Tenham humildade, isso faz qualquer ser humano crescer, e preguem o amor ao próximo, isso é  basilar, pois a vida é um bumerangue. Oss





Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.

Blog Jiu Jitsu. As migalhas do micro poder e as lutas injustificadas do proletariado.

  Havia um espaço público em que aconteciam aulas de artes marciais no coração da cidade. O professor de Hap Ki Dô, Sr. Takeshi, era conheci...

Postagens mais visualizadas