Wikipedia

Resultados da pesquisa

terça-feira, 5 de maio de 2020

Mestre Ary Correia Dantas. Esquecido ou desconhecido.

É com uma grande insatisfação que ponho o tópico ou título dessa postagem. Mestre Ary Correia Dantas, um nome desconhecido pela maioria e esquecidos por muitos, infelizmente por muitos que ele graduou e ou certificou.

O Mestre Ary, hoje tem a certificação de Grão mestre pela FENAM (FEDERAÇÃO NACIONAL DE ARTES MARCIAIS)… através da equipe Red Scorpion de Jiu Jitsu tradicional, e é também reconhecido e diplomado pela linhagem do Mestre Oswaldo Fadda. 
Nascido em 22 de outubro de 1934, iniciou sua carreira no Jiu Jitsu em 1946,(período Pós Guerra), no Núcleo JK em Mata de São João, Bahia.  Foi aluno de um imigrante japonês chamado Omoura Yamagushy, sendo hoje 9º grau em Jiu Jitsu e 5º Dan em Judô. 
Aposentado pela empresa Petrobras, ministrou cursos de defesa pessoal a empresas de grandes nomes como a Cactus, Polícia Militar da Bahia e na própria Petrobras. 

Apesar de todo lastro em sua arte, toda bagagem e todo esforço inicial das Artes Marciais em terra baiana, vem o X da questão. 
Será que apenas uma instituição tem o poder de certificar um Mestre? Esse é um pensamento meu. É óbvio que eu sou super a favor da certificação. Isso passa respeito, credibilidade, seriedade e profissionalização da arte. 
Mas também percebo que outras entidades perdem força no quesito certificação, quando não há uma certificação por uma entidade mais badalada. Eu não tenho know how, conhecimento de causa e nem de histórias, para falar da biografia do Grão Mestre Ary Correia Dantas. Hoje um senhor acamado de 85 anos, mas não acho justo que só se faça honrarias a ele depois de falecido. E tenho certeza não se tratar de um picareta ou de um aproveitador. Tenho certeza que tem bagagem para ser reconhecido como um Faixa vermelha. E penso que a comunidade do Jiu Jitsu baiano deveria se orgulhar em ter um faixa Vermelha vivo (Que venham mais) e que lutassem por essa causa.
Lembro de um professor fazendo uma postagem em rede social, após o seu tão sonhado certificado pela CBJJ. ele postou: "Diga não aos falsos professores. exija um que seja certificado". Eu então perguntei a ele. O senhor foi falso até ontem? passou a ser verdadeiro hoje que sua certificação chegou?
Tenho certeza que ele não fez por mal, e assim como eu busca o melhor para si e para o Jiu Jitsu, e a certificação passa por isso. mas então os difundidores do Jiu Jitsu a Família Gracie era falsa antes de existir a Instituição que os condecorou como Mestres e Grãos Mestres? Tem muita gente certificada que faz mais mal do que bem a arte Suave.
Aconteceu algo parecido com a capoeira aqui na Bahia. Os grandes Mestres do Saber ancestral, muitos deles eram analfabetos, e a capoeira subjugada ao guetos. Quando a capoeira passou a fazer parte curricular no curso superior de Educação Física, exigiram nível superior a esses grandes nomes. Enfim...espero que o Grão mestre Ary Correia Dantas seja homenageado ainda em vida e que alguém possa falar de sua Biografia melhor do que eu, pois como disse antes, eu não a conheço, apenas admiro o Mestre e lamento o seu esquecimento por não representar uma Instituição



2 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Blog Jiu Jitsu. As migalhas do micro poder e as lutas injustificadas do proletariado.

  Havia um espaço público em que aconteciam aulas de artes marciais no coração da cidade. O professor de Hap Ki Dô, Sr. Takeshi, era conheci...

Postagens mais visualizadas