UM É POUCO, 2 É BOM E 3 É LUTÃO.
O mundo do MMA está incrivelmente agitado com a “negra” entre o Júnior Cigano e Cain Velasquez. Se na primeira luta entre os dois Cigano não deu chances para Velasquez, e nocauteou o “Chicano” com apenas um minuto de luta.
Na revanche as coisas se inverteram e o brasileiro foi literalmente surrado durante intermináveis vinte e cinco minutos.
Na primeira luta entre os dois, Velasquez vinha de uma lesão que o deixou um ano parado, e alegaram que a falta do ritmo de lutas atrapalhou a performance dele. Depois do segundo combate ouvimos até absurdos que Cigano havia entregue a luta pra Cain (sim, o povo brasileiro é um péssimo perdedor e adora uma teoria da conspiração), depois o próprio lutador falou que havia entrado em overtraining e com isso sua ureia estava muito acima do normal o que prejudicou sua performance. Já seu treinador Luis Dórea, culpou a sua então recente separação como provável causa da falta de concentração do atleta durante a luta.
E agora, o que podemos esperar desse terceiro combate?
Cigano vem de uma vitória por nocaute sobre Mark Hunt, já Cain vem embalado por três vitórias consecutivas, uma contra o próprio Júnior Cigano, e dois nocautes sobre o brasileiro Antônio Pezão. Ambos vivem uma boa fase, estão (até onde sabemos) sem lesões, e voando baixo nos treinos. Ou seja garantia de um lutão! O cartel dos dois atletas somados, registram impressionantes 22 nocautes e 3 finalizações (todas de Cigano).
Analisando friamente os aspectos técnicos, o americano levaria vantagem nesse terceiro confronto. É melhor em quedas e na luta agarrada e tem uma boa trocação além de uma condição física jamais vista em um peso pesado. Já Cigano só levaria vantagem no jogo em pé. Acontece que Cigano tem uma boa defesa de quedas e pode frustar o jogo de Velasquez, que se veria mais uma vez obrigado a trocar porrada em cima com o Brasileiro. E pra mim esse seria o caminho da vitória para Júnior Cigano, evitar as quedas e sempre contra golpear as investidas do adversário. E isso antes do terceiro round, pois a partir daí o aspecto físico e volume de jogo de Cain fariam a diferença, e nos pontos eu não vejo como o Brasil sairia vitorioso.
Agora, esquecendo o “friamente” e falando como torcedor, se eu fosse o americano eu fugia para as montanhas!!! O cara nocauteou o brasileiro no primeiro round na luta passada (sim, na minha opinião Cigano lutou quatro rounds desnorteado, no automático), e passou mais quatro rounds batendo MUITO e ainda assim não conseguiu acabar a luta. Cigano demonstrou que é uma mistura de Minotauro com Jason Voorhees do filme sexta feira treze, e mesmo desfigurado conseguia levantar e prosseguir lutando (apanhando na verdade).
Por tanto, na minha humilde opinião, só temos dois resultados possíveis para essa luta: Nocaute de Cigano até o terceiro round, ou vitória de Cain Velasquez por pontos. Qualquer outra forma da luta acabar será uma surpresa!
Fica aqui minha torcida e de vários artistas baianos para Júnior dos Santos trazer esse cinturão de volta pra casa:
Excelente matéria, muito bem analisada.
ResponderExcluir